Para atender a demanda de usuários com deficiência visual e baixa visão, foi inaugurado no dia 22 de novembro o Serviço de Inclusão e Acessibilidade à Informação (SIAI) na Biblioteca da Unesp de Presidente Prudente. O recurso visa possibilitar a este público o acesso aos recursos bibliográficos e informacionais existentes, tão necessários para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A implantação é iniciativa da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB), por meio do Grupo de Acessibilidade da Rede de Bibliotecas da Unesp (GARBU), em parceria com o Laboratório de Acessibilidade e Desenvolvimento (LAD), Campus de Araraquara. O objetivo é promover o acesso de usuários com deficiência à informação e utilização dos serviços oferecidos pelas Bibliotecas da Rede Unesp.
O serviço oferece um conjunto de tecnologias assistivas nas bibliotecas que inicialmente foram contempladas. O projeto-piloto foi inaugurado no início do ano na Biblioteca do Campus de Marília. O serviço está sendo instalado em outras seis unidades que possuem docentes ou estudantes com deficiência visual, segundo levantamento feito pela CGB. Entre as unidades contempladas está Prudente.
Na Unesp de Presidente Prudente, a Biblioteca recebeu os seguintes equipamentos e softwares para atender os usuários: Plusteck (possibilita a digitalização e leitura de documentos impressos); Victor Reader Stream (leitor portátil de livros); Lupa eletrônica (auxílio de ampliação ótica para pessoas com baixa visão); Linha Braille (reproduz em Braille o que está na tela do computador); Conjunto básico gratuito (scanners de voz e softwares leitores de tela).
Como parte do processo de implantação do serviço, no dia 06 de novembro os servidores da Biblioteca da Unesp de Presidente Prudente passaram por capacitação no uso dos equipamentos que fazem parte do SIAI. Uilian Donizeti Vigentim, pesquisador na área de Acessibilidade da Unesp de Araraquara e colaborador do programa de especialização semipresencial Redefor Educação Especial e Inclusiva, ministrou capacitação e falou sobre a funcionalidade e manuseio dos aparelhos recebidos pela unidade.
Além da tecnologia assistiva, está prevista a instalação de placas de sinalização, piso (alerta e direcional) e mapa tátil na Biblioteca da Unesp de Presidente Prudente. A Unidade contribuiu com a confecção de uma bancada para disponibilizar os equipamentos e adquiriu um computador com a configuração necessária para uso dos aparelhos.
Sobre o SIAI
O serviço é destinado a pessoas com deficiência, tanto da comunidade interna quanto da comunidade externa da Unesp. Para funcionamento do serviço, as bibliotecas deverão seguir seus regulamentos locais, respeitando as diretrizes estabelecidas pelo GARBU. Os usuários, uma vez cadastrados no sistema da biblioteca e comprovando a deficiência poderão utilizar os equipamentos específicos para manejo e leitura de documentos. Também poderão fazer uso de uma senha pessoal e intransferível para acessar obras em uma Biblioteca Digital Acessível (BDA) que está em fase de estudo para implantação.
Édison Trombeta e Micheli Oshima, pela Comissão de Comunicação da Unesp de Presidente Prudente
(Fotos: Altino Correia)