Há pouco mais de 15 anos, o australiano Barney Miller, então com 20 anos, era uma promessa do surfe de New South Wales, na Austrália, quando sua vida sofreu uma mudança radical devido a um acidente de trânsito. Socorrido de helicóptero e levado para um hospital de Sydney, ele sobreviveu ao acidente, mas acordou com a notícia de que estava tetraplégico.
Desde o acidente, Miller lutou para driblar as limitações que vários médicos disseram que seriam permanentes na sua vida.
– O acidente afetou minha respiração e, inicialmente, eu estava preso a um ventilador mecânico. Me disseram que ficaria assim o resto da minha vida – conta Barney.
– E eu dizia: foda-se isso, eu não vou a todos os lugares com uma máquina!
– A primeira vez que não usei o ventilador foi por cinco segundos e me apavorei. Dois meses depois, consegui ficar duas semanas até uma vez que não precisei mais – lembra.
Além de aprender a andar de novo sozinho, Miller espera surfar novamente sem ajuda e, eventualmente, dançar com sua noiva, a cantora e compositora Kate Southwell, no seu casamento marcado para 2015.
Um filme chamado No Means Go está sendo produzido para registrar seu esforço. E enquanto o filme não é lançado – só após o casamento, Barney começou a criar webisode de sua busca de inspiração. O primeiro, mostrado acima, apresenta estrelas do surfe mundial como o bicampeão mundial Mick Fanning, o americano Taylor Knox – que aos 15 anos teve uma fratura séria na coluna lombar após cair do skate e chegou a ficar para paralisado por seis meses até voltar a andar – e o big rider australiano Mark Mathews, falando sobre a coragem mostrada por Barney.
– O que ele conseguiu coloca todas as nossas realizações em perspectiva – disse Mathews para a GrindTV.
– Falamos sobre coragem e superação de nossos medos em dropar ondas grandes, mas eu realmente acredito que Barney mostre mais empenho, dedicação e coragem a cada dia que ele tenta andar – completa.
– “No Means Go” é um título bonito e que resume Barney – disse Mick Fanning para a GrindTV.
– E é engraçado porque eu levei ele para surfar aqui no Havaí, e quando a onda vinha, ele ficava receoso, mas eu dizia para ele ir e apenas empurrava. Mas falando sério, é um sinal de sua coragem e determinação. Eu sei que faz da forma mais difícil e acho isso inspirador – conclui Fanning, que perdeu um irmão em um acidente de trânsito na Austrália.
Por Grind TV – Ben Mody. Vídeos da Triniy Films
Fonte: Mar Aberto