Tatuí recebeu na quarta-feira da semana passada, 15, duas vans adaptadas para pessoas com deficiência (PCDs), do governo do estado de São Paulo.
“Mais um convênio que conquistamos com muito esforço para poder beneficiar as pessoas com deficiência, que precisam de transporte adequado para a locomoção”, declarou o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, por meio da assessoria de comunicação da prefeitura.
Os veículos adaptados serão utilizados para ampliar o programa “Porta/Porta”, da prefeitura, que funciona desde agosto de 2021. Eles possuem lugares para nove passageiros, sendo três exclusivos a quem utiliza cadeiras de rodas (há espaço também para acompanhantes).
Cada van é equipada com elevador, ar-condicionado, fixadores e cintos de segurança. Elãs estacionaram no paço municipal, onde foram observadas e inspecionadas pelo prefeito, pela secretária Elaine Miranda, dos Direitos Humanos, Família e Cidadania, e pelos vereadores Antonio Marcos de Abreu, Fábio Antonio Villa Nova, Paulo Sérgio de Almeida Martins, José Eduardo Morais Perbelini e Renan Cortez.
Também estiveram presentes representantes da Apodet (Associação da Pessoa com Deficiência de Tatuí), do Departamento Municipal da Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
‘Porta/Porta’
O programa Porta/Porta é uma modalidade de transporte gratuito que opera no sistema em domicílio, destinado a pessoas portadoras de deficiência com alto grau de severidade e dependência, que permite que os usuários realizem os deslocamentos para eventos relacionados a saúde, esporte e, futuramente, cultura, lazer e integração.
“Porta/Porta é uma nova maneira que a prefeitura criou para ampliar a mobilidade de pessoas com deficiência. Iniciamos com um serviço de micro-ônibus porta a porta, com elevador, para garantir a mobilidade de pessoas com deficiência”, diz Rodnei Rocha, diretor do Departamento da Pessoa com Deficiência da municipalidade.
“As vans chegaram para fortalecer a deficiência que tínhamos em conciliar as agendas dos usuários, com um diferencial de transportar três cadeirantes e mais seis lugares para acompanhantes e ou pessoa com deficiência que não seja cadeirante, em tamanho menor, moderno e com maior facilidade de estacionamento e locomoção no centro da cidade”, completa.
Após apresentar documentos, participar de uma triagem e avaliação, o interessado cadastrado ou seu responsável liga para o departamento com uma semana de antecedência para agendamento, informa o nome, destino, dia e horário pretendidos.
O serviço busca a pessoa na porta de casa, leva até a porta do serviço de que ela precisa e a deixa na em casa novamente, quando o atendimento tiver terminado.
O serviço só se aplica para atendimento de saúde e esporte, por enquanto. A prefeitura atende mais a demanda própria, mas também presta apoio a entidades.
Atualmente, a frota é composta: por 11 micro-ônibus adaptados na Educação, com 47 alunos transportados diários; um micro-ônibus no CIR, com 32 pacientes semanalmente; dois micro-ônibus no Departamento da Pessoa com Deficiência, para transporte de 13 pacientes, sendo 34 por semana em clínicas e esporte; e uma van adaptada na frota para transporte intermunicipal de pacientes.
“O transporte adaptado à pessoa com deficiência é servido à pessoa que dele necessita não apenas como meio de transporte, mas como meio essencial à mobilidade, à segurança, à independência e, especialmente, como meio de garantir, de forma digna, o direito constitucional de ir e vir e os demais direitos fundamentais associados à autonomia e conforto para as mães que travam uma batalha em seu dia a dia”, argumenta Rocha.
“Não basta só oferecer o tratamento, é fundamental garantir o acesso”, finaliza.
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