ACRE

Profissionais da Saúde fazem curso de Libras

O Programa de Atenção ao Portador de Deficiência (PAPD) do município continua realizando o 12º curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), direcionado aos profissionais de saúde. A iniciativa tem como objetivo facilitar a comunicação dos profissionais com os usuários surdos, garantindo seu acesso às unidades de saúde e o retorno satisfatório às necessidades desses usuários.

Segundo a coordenadora do programa, Grayce Tenório, há hoje, em todo o estado, um número muito alto de pessoas com surdez, realidade que tem feito o poder público não só reconhecer a deficiência como um problema de saúde pública, mas também atuar na prevenção e promover a assistência, respeitando as diferenças dos portadores de deficiência.

“A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do PAPD, considera essa atenção uma de suas prioridades, promovendo capacitações relevantes para os profissionais da rede pública de saúde, beneficiando a cerca de dez mil surdos em Maceió”, reforçou a coordenadora.

A capacitação, realizada na sede da Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), parceira na ação, está dividida em duas turmas. O curso para iniciantes, que inclui os níveis I e II, tem carga horária de 140 horas e término previsto para 27 de agosto. Já a turma de nível III, que tem carga horária de 80 horas, segue até 21 de julho. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h.

Grayce ressalta, ainda, que a participação dos profissionais tem sido bastante satisfatória, com grande envolvimento e apoio dos diretores das unidades de saúde, que vêm colaborando com a liberação dos funcionários.

Related posts

IPads podem ajudar crianças com deficiência visual grave

angeloar

Dispositivos e aplicativos ajudam o deficiente visual a usar o computador

angeloar

Deficientes físicos corintianos se unem e criam torcida organizada

Eraldobr

Leave a Comment