Começa na próxima quarta-feira (12), no Recife, o 3º Workshop de Acessibilidade. Até sexta-feira (14), especialistas de Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte vão discutir temas relacionados à estética dos espaços públicos, que dizem respeito ao direito das pessoas portadoras de deficiência de transitar com autonomia.
Realizado pelo terceiro ano consecutivo pela Oliva Design, o evento será sediado no auditório da Associação Brasil América (ABA), na Avenida Rosa e Silva, nos Aflitos, e é destinado a profissionais e estudantes de diversas áreas direta ou indiretamente ligadas ao assunto – arquitetos, engenheiros, designers, turismólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, de informática, educadores, especificadores, entre outros.
As inscrições estão abertas para os interessados em discutir o assunto e participar das palestras. Outras informações sobre o 3º Workshop de Acessibilidade do Recife podem ser obtidas através do site do evento – onde também está disponível a programação completa do evento – ou pelos telefones (81) 3446.3206 e 3446.3234.
NECESSIDADES ESPECIAIS
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Pernambuco há 1,3 milhão de portadores de necessidades especiais, o que representa 17,4% da população do estado.
Essas pessoas ainda enfrentam, em suas atividades diárias, várias barreiras nos espaços comuns e muitas vezes são privadas de desfrutar do encanto de passear numa praça, ou em um calçadão, por não terem condições de acesso.
Há alguns anos, o tema acessibilidade vem ganhando espaço na agenda pública brasileira, principalmente após o Decreto Federal Nº 5296, de 02 de dezembro de 2004. A lei estabelece que todas as instituições públicas e particulares de uso coletivo devem adequar suas instalações para permitir o total acesso das pessoas portadoras de deficiência.