27.5 C
Brasília
05/02/2025
PARANÁ

Empresas contratam pessoas com deficiência, mas esquecem de ensinar os funcionários a lidarem com a

As empresas não estão preparadas para receber pessoas portadoras de deficiências – PPDs. A especialista em marketing e psicologia, Mônica Riffel, conta que até agora os gestores se preocuparam em se adequar à lei que exige um percentual mínimo de PPDs na empresa, e a preparar a infraestrutura para receber esses profissionais, mas esqueceram de treinar os demais colaboradores para se relacionar com essa nova forma de diversidade. Funcionários mal preparados têm reações como pena, subestimando a capacidade produtiva do PPD, ou de revolta achando que as pessoas não merecem o posto.

O autoconhecimento e a identificação da escala de valores de cada um dentro de uma empresa é o primeiro passo para o desenvolvimento de ambiente de diversidade no trabalho. De acordo com a diretora da Casa de Assessoria, consultoria em desenvolvimento humano, Mônica Riffel, a capacitação passa por três etapas. Primeiro é necessário provocar a reflexão dos funcionários para que identiquem quais são suas escalas de valores, e identificar julgamentos presentes nas suas relações. Isso é possível através de da simulação de determinadas situações. O psicodrama é uma das técnia utilizada, através da qual comportamentos são encenados.

Após a identificação de valores, a capacitação busca desenvolver o olhar para o outro. Nessa etapa, é possível trabalhar com a empatia e a interrelação do grupo. Usa-se dinâmicas de grupo e visitas a instituições de amparo a portadores de deficiência. A aceitação das diferenças é a etapa final do processo, e é construída através das dificuldades que cada empresa tem em desenvolver um ambiente integrador.

Mônica alerta que é fundamental que, além dos líderes, os demais colaboradores também sejam preparados a aceitar as diferenças no ambiente de trabalho. Segundo dados do Ministério do Trabalho, a Lei das Cotas – 8.213/91 – integrou 62 mil pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho brasileiro. Desde sua aprovação, a exigência de vagas a PPDs nas empresas é um marco, mas ainda está longe de incluir os quase 25 milhões de PPDs brasileiros.

Related posts

Decreto Federal reestrutura educação especial

Eraldobr

RESOLUÇÃO 304 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2008

Eraldobr

Convenção sobre pessoas com deficiência

Eraldobr

Deixe um comentário