26.5 C
Brasília
03/04/2025
PIAUÍ

Teresina receberá exposição sobre a trajetória da pessoa com deficiência

O objetivo da exposição que está em seu segundo ano de itinerância é conscientizar a sociedade sobre a trajetória vivida pelos portadores de deficiência.Teresina receberá no período de 11 a 28 de novembro a exposição “Para Todos: o movimento políticos das pessoas com deficiência”, no horário de 8h às 14h, na Praça do Povo, da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O objetivo da exposição que está em seu segundo ano de itinerância é conscientizar a sociedade sobre a trajetória vivida pelas pessoas com deficiência.

 

A exposição “Para Todos” permite a todas as pessoas o acesso às informações. A partir de  recursos multimídia – vídeos, áudio-guia, texturas e brinquedos acessíveis – os visitantes poderão fazer um passeio pela história da discriminação sofrida e da luta das pessoas com deficiência para terem seus direitos humanos garantidos. O conteúdo é abordado de forma lúdica e educativa.

O público terá a oportunidade de conhecer a forma como essas pessoas reivindicaram espaço e deslocaram a luta pelos seus direitos do campo da assistência social para o campo dos Direitos Humanos”. A exposição conta toda a trajetória dos desafios vividos pelas pessoas com deficiência para que todas possam entender e conhecer a realidade deles, bem como ressaltar a importância da acessibilidade em todos os lugares. Tornando esse mundo acessível a todos”, pontua Vera Rotta, curadora da exposição.

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, destaca a importância de o Estado do Piauí estar recebendo a exposição. “Esse evento serve para demonstrar a força que o movimento político da pessoa com deficiência adquiriu ao longo dos anos. É um movimento que só tem agregado valores à sociedade, que fez com que surgissem diversas leis e garantiu direitos de quem até pouco tempo vivia à margem da sociedade. E o Piauí, como um dos Estados que vive essa mudança, recebe essa oportunidade de braços abertos”, ressaltou.

A Exposição Para Todos é realizada pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH/PR e OEI – Organização dos Estados Ibero Americanos, com apoio da Caixa Econômica Federal. No Piauí, o evento conta  com o apoio do Governo do Estado, por meio da SEID, e do Conselho Estadual de Desfesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE-PI).

Fonte: Governo do PiauíSite externo.

Related posts

OAB/Ce pede na Justiça reserva de vagas para deficientes em universidades públicas e privadas

Eraldobr

AMC autua motoristas na Beira Mar

Eraldobr

OAB-CE ajuíza ação para garantir amplo acesso de deficientes

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais