Conhecer os direitos da pessoa com deficiência e colaborar para disseminá-los é o objetivo do Guia dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançado em 12/05, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Não somente reproduzir conceitos, mas ampliar o potencial disseminador dos direitos sociais das pessoas com deficiência. Este é o objetivo do Guia dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançado em 12 de maio, na Assembléia Legislativa de São Paulo, durante seminário organizado pela CORDE (Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Instituto Paradigma e Instituto do Legislativo Paulista. Composto de revista e CD, o Guia é fruto de encontros regulares do Instituto Paradigma com familiares de pessoas com deficiência e lideranças comunitárias da periferia de São Paulo e região do ABC paulista, durante o curso para Multiplicadores dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizado em 2008.
Disponível para download no site do Instituto Paradigma (www.institutoparadigma.org.br) o Guia tem como meta principal organizar um processo de educação popular para levar ao maior número possível de pessoas as informações acerca dos direitos sociais das pessoas com deficiência. O conteúdo da revista aborda marcos legais das conquistas das pessoas com deficiência com textos de especialistas discorrendo desde a Declaração Geral dos Direitos Humanos e as Convenções da ONU (Organização das Nações Unidas) e da OEA (Organização dos Estados Americanos), o avanço da empregabilidade para pessoas com deficiência até a evolução da caracterização das deficiências. Todo o plano de aula, com sugestões dinâmicas e atividades para multiplicar o curso originalmente ministrado pelo Instituto Paradigma, estão no CD. “A opção por um curso para multiplicadores, na linha de educação popular, deve-se ao fato de acreditarmos na força da mobilização das pessoas e no ensino a partir dos conhecimentos e vivências que cada indivíduo traz da sua história e da sua participação na vida comunitária”, finaliza Luiza Russo.
Fonte: Ecco Press Comunicação