20.4 C
Brasília
31/03/2025
PASSOS PARA A COMPRA DE CARRO

Passe livre chega a mais pessoas e garante inclusão social

O número de pessoas idosas e com deficiência que possuem passe livre em Teresina têm aumentado nos últimos meses. Esse cenário é possível graças ao trabalho feito nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), unidades da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), que diariamente recebem dezenas de solicitações e facilitam a expedição para as pessoas que se enquadram no perfil exigido.

No total, a cidade de Teresina já possui cerca de 50 mil pessoas com passes livres. Somente no mês de setembro foram expedidos 446 passes, sendo 366 para idosos e 80 para deficientes. No acumulado do ano, estes números chegam a 3.407 expedições. As regiões da capital que possuem a maior demanda são Sudeste e Sul.

Segundo a gerente de Proteção Social Básica da SEMTCAS, Karina Sampaio, a maior procura é pelo passe livre do idoso, que dá direito a utilização do transporte coletivo municipal sem nenhum custo. Ela explica também que a cada dois anos é necessária a renovação da carteira.

“O passe livre do idoso pode ser requerido por pessoas a partir de 65 anos. Não é preciso comprovar renda, basta a pessoa se dirigir a um dos sete CRAS da cidade levando uma foto 3×4, cópias da identidade e comprovante de residência. Já para deficientes físicos é preciso CPF, foto 3×4, um laudo médico expedido pelo Hospital Lineu Araújo, além de RG e comprovante de residência”, destaca ao informar que as pessoas com deficiência ainda recebem uma visita de assistentes sociais.

O passe livre municipal é expedido gratuitamente pela Prefeitura de Teresina, através da SEMTCAS. Os interessados devem se dirigir até o CRAS de sua região de posse da documentação exigida. Após a solicitação, o passe é entre dentro de, no máximo, 5 dias

Related posts

Falta de acessibilidade gera polêmica no Piauí

Eraldobr

Vila do Ancião ganha dois veículos adaptados

Eraldobr

Seminário de Comissões sobre ppds realizado na OAB

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais