PASSOS PARA A COMPRA DE CARRO

Adeft e Seid promovem III Caminhada da Acessibilidade

A Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (Adeft), com o apoio da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Conede), em parceria com as entidades que atuam em prol da causa da pessoa com deficiência, realiza neste sábado (13), a partir das 7 horas a III Caminhada da Acessibilidade.

{accesstext mode=”level” level=”registered”}
PARA CONTINUAR LENDO A MENSAGEM REGISTRE-SE OU ENTRE NA SUA CONTA.||

A concentração será em frente ao supermercado Hiper Bom Preço, da Avenida Frei Serafim, daí a caminhada segue pelas Avenidas Frei Serafim, Antonino Freire, Rua David Caldas e Praça João Luís Ferreira. O evento faz parte das comemorações alusivas ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, celebrado dia 9 junho, data da criação da Seid e do Conede, uma proposta da deputada estadual Flora Izabel.

A Caminhada tem como objetivo sensibilizar os órgãos públicos e privados para a garantia da acessibilidade plena à pessoa com deficiência, que inclui não somente a acessibilidade arquitetônica ou no aspecto físico, mas também o acesso à educação inclusiva, à reabilitação, esporte, lazer e cultura.

“Nossa meta é a garantia de acessibilidade às pessoas com alguma limitação física, sensorial ou mental para que elas possam usufruir dos direitos assegurados constitucionalmente, como, ir e vir sem barreiras, os surdos poderem assistir aulas com intérpretes de libras, os deficientes visuais terem material didático em braille. São um conjunto de ações que permitem que essas pessoas sejam tratadas com dignidade e como cidadãos de direitos”, explica a secretária Rejane Dias.

De acordo com a secretária, a mais recente conquista da Seid na educação inclusiva foi a aquisição de uma gráfica para produção de material em braille junto à Secretaria de Educação (Seduc), através do MEC, para o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP) para produzir livros acessíveis em braille.

De acordo com Carla Cléia, diretora de Acessibilidade da Adeft, a proposta é reunir cerca de cinco mil pessoas não somente ligadas às entidades que trabalham com a pessoa com deficiência, mas todos os parceiros como Detran, Secretaria de Saúde, Seduc, Sasc, Humana Saúde, Semtcas, OAB, Emgerpi, Ministério Público, Cies, Ceir, CAP, CAS, e todas as entidades que trabalham com os diversos segmentos de pessoas com deficiência.

{/accesstext}

Related posts

Vila do Ancião ganha dois veículos adaptados

Eraldobr

Piauí comemora Dia Estadual da Pessoa com Deficiência

Eraldobr

PI: PL amplia licença para pais de crianças com deficiência

angeloar

Leave a Comment