Vila do Ancião ganhou, ontem, 18, dois veículos adaptados para o transporte dos 57 idosos atendidos na casa que é mantida pela Secretaria de Assistência Social. A secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Rejane Dias, e a secretária de Assistência Social e Cidadania (Sasc), Gilvana Gayoso, entregaram as chaves dos veículos, uma esteira e uma bicicleta elétrica para fisioterapia durante a confraternização natalina.
Entre os idosos assistidos na casa estão o artista plástico Francisco Alves Bezerra, de 68 anos e que mora há 13 na Vila do Ancião e faz peças em madeira. “Agora, com a aquisição do carro adaptado vai melhorar muito para nós, que precisamos nos deslocar e só contávamos com uma Kombi velha. Além do carro, estamos recebendo uma esteira e uma bicicleta elétrica para fisioterapia, estamos nos aparelhando. Depois que dona Rejane autorizou a reforma da Vila, só tem melhorado”, explica o artista plástico, que homenageou a secretária da Seid com uma das peças produzidas por ele em madeira.
Entre os assistidos na Vila encontra-se o senhor Raimundo Rios, conhecido como Sapatinho, o hóspede que tem mais tempo de casa. “Moro aqui há 28 anos, desde a fundação da Vila. Agora, vamos poder passear e até ir à praia”, brinca ele. Os idosos mais antigos destacam que desde que a casa foi fundada jamais houve uma reforma, e isso só foi possível na primeira gestão do governador Wellington Dias, quando Rejane Dias esteve à frente da Sasc.
A Vila funciona como uma residência de caráter coletivo, com uma equipe multiprofissional formada por assistente social, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos e educadores físicos. “A proposta é oferecer condições e fazer com que eles se sintam melhor. Ao assumir a direção da Sasc, nossa primeira preocupação foi com o refeitório que estava em condições precárias, depois sentimos a necessidade de ampliar a equipe multidisciplinar e agora estamos entregando um carro adaptado que será extremamente importante”, explica Rejane Dias.