A lei obriga o acesso a pessoas portadoras de deficiência aos meios de transporte, escolas e ao lazer, mas muitos espaços ainda não estão preparados para recebê-los. Os obstáculos estão por toda parte. Faltam rampas de acesso nas ruas e nos edifícios, pisos diferenciados para deficientes visuais, poucos ônibus são adapatados para cadeirantes e as estações do Metrô não oferecem condições para circulação de pessoas com necessidades especiais. Os candidatos à prefeitura do Rio apresentaram suas propostas para facilitar a vida dos mais de 800 mil portadores de algum tipo de deficiência, que vivem no Rio. O segmento corresponde a 14% da população do município.Chico Alencar (PSOL)Vamos instalar um fórum permanente dos portadores de necessidades especiais, com representações dos órgãos públicos e das associações civis do setor. Ele vai esquadrinhar os problemas, propor soluções e acompanhar a ação da prefeitura. Esse fórum se desdobrará nos bairros e administrações regionais, participando do poder local. Essas são pequenas obras que devem ser encaminhadas de forma descentralizada, sem burocracia. E com a rapidez que o cadeirante e outros deficientes motores exigem.Eduardo Serra (PCB)Este é um ponto importante na área de direitos do cidadão. Nossa proposta é apresentar um projeto integrado, em nosso Plano Diretor, que será apresentado e discutido pelas organizações da sociedade civil e pelos Conselhos Populares.Jandira Feghali (PcdoB)Seguiremos as propostas do programa nacinal de acessibilidade do país. O direito de ir e vir deve ser universal e garantido pelo gestor. Na minha gestão, a acessibilidade para os portadores de necessidades especiais será respeitada em todos os bairros da cidade. As obras serão feitas paulatinamente. Nenhuma nova obra de interferência no espaço urbano ou dos equipamentos urbanos será iniciada sem que sejam consideradas as premissas de acessibilidade.Solange Amaral (DEM)A Rua Rodolfo Dantas será um modelo de acessibilidade para deficientes físicos e idosos, com sinalização adequada, calçamentos e rampas. O local está em obras para adequar o espaço urbano entre a estação de metrô da praça Arcoverde até a praia. Minha idéia é levar este exemplo para outros pontos da cidade, principalmente onde há forte concentração de idosos.Eduardo Paes (PMDB)Pelo menos 15% da população do Rio possui algum tipo de deficiência. Dentro desse universo, um terço, ou seja, 350 mil pessoas, são portadoras de algum tipo de deficiência grave. Adaptar a frota e as ruas da cidade é uma questão de urgência. O percentual de veículos adaptados não chega a 1% da frota. Nossa meta é adaptar de 5% a 10% a frota municipal. Também temos projeto para construir cinco centros de reabilitação pública para a pessoa com deficiência. Os centros serão construídos nos bairros de Santa Cruz, Realengo, Jacarepaguá, Irajá e Ramos.Vinicius Cordeiro PtdoBA cidade precisa ser mais humana, e nao apenas na Zona Sul. o meu planode governo perve atençao especial para a continuidade da substituição e adaptaçao dos equipamentos publicos e acessos aos deficientes fisicos, visuais, e tambem aumentar a sinalizaçao existente, que é insuficiente.