Não importa se é dia ou noite, motoristas ignoram a lei e estacionam em vagas exclusivas para deficientes físicos sem medo de levar multa. Os leitores Cristiano Guerra e Fernando Franco enviaram flagras da infração para o Eu-Repórter , a seção de jornalismo participativo do GLOBO. As fotos foram feitas no shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e em Niterói, respectivamente.
Em seu relato, Guerra reforçou que havia outras vagas vazias no estacionamento do Via Parque no momento da foto. Ele questionou como a sociedade pode cobrar o funcionamento das leis se muitos cidadãos teimam em não respeitá-las.
“O ‘cidadão’ da foto estacionou na maior cara de pau na vaga destinada aos deficientes. Nem adesivo no pára-brisa ele tinha. Como podemos cobrar leis se não as cumprimos? Como podemos cobrar dos políticos corruptos se somos os primeiros a quebrar regras e ainda os colocamos no poder? Naquele dia tinham vagas de sobra e este ato foi simplesmente para ficar mais próximo à entrada do Via Parque.
Já Franco, que fotografou os carros na noite desta quinta-feira em Niterói, acrescentou que o veículo ocupava não somente uma, mas duas vagas exclusivas para deficientes.
“Esse Gol com placa de São Gonçalo, sem cartão ou adesivo de deficiente físico, ocupou por várias horas, impunemente, duas vagas de deficientes na Rua Almirante Teffé, perto do Plaza Shopping, em Niterói. Os agentes de trânsito da cidade não trabalham após 18h e a guarda municipal diz que não pode multar. Cada uma das duas vagas daquela rua, quase em frente à Receita Federal, é 40 centímetros menor do que um carro médio como o Corolla. Um absurdo”, denuncia o leitor.
De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito (CTB), estacionar um veículo em desacordo com a sinalização, como placas de estacionamento, é infração leve, mas sujeita à perda de três pontos na carteira, aplicação de multa e remoção do veículo.