Aqui, no Brasil a prática da modalidade é incentivada pela ONG Tênis Para Todos. O trabalho de alto rendimento desenvolvido pela entidade, preparando atletas para competições já apresenta resultados surpreendentes, classificando atletas mantidos pela instituição nos diversos rankings da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). São atletas como Jader Caser, Leonardo Araújo, Rafael Medeirose Daniel Rodrigues. Esses dois últimos formam a dupla campeã no Vitória Open, competição que aconteceu em junho deste ano, em Vitória (ES) e no Goiânia Open no mês passado.
Entendendo a inclusão social como um processo que permite à população partilhar os bens e serviços conquistados pela sociedade, e também como a promoção do acesso à cidadania e representatividade, a Tênis Para Todos desenvolve desde 2003, em caráter experimental, e a partir de 2004, oficialmente, programas sociais/esportivos. “A opção pelo esporte é por considerar que a atividade esportiva pode ajudar a mudar o cenário brasileiro da exclusão social, pois o esporte, além de priorizar a disciplina, ajuda a desenvolver o controle motor e emocional. Capacita para a atuação em equipe, melhora a saúde física e a auto-estima, e promove a interação do indivíduo com o grupo social e com a sociedade de forma geral, enfatizando as relações de convivência e incorporando valores considerados socialmente positivos”, diz o presidente da entidade, Gerson Carlos de Souza.
A entidade busca ainda parcerias com empresas e instituições, visando proporcionar a progressão social de seus alunos e atletas. Os programas atendem crianças e adolescentes de famílias de baixa renda e pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida de todas as idades (a partir de 7 anos) e classes sociais.
Através do seu Programa “Tênis Para Todos Universitário”, proporciona a integração de universitários com alunos e atletas de tênis paraolímpico, capacitando-os para a modalidade e o trabalho com a mesma, além de fomentar pesquisas para a elaboração de material científico. Além de promover torneios estaduais, nacionais e internacionais, a entidade desenvolve palestras sobre Motivação, Esporte, Inclusão e Progressão Social, Esporte Adaptado, Organização de Eventos e outros temas.
Torneios que destacam a ONG Tênis Para Todos na America do Sul
Realizado em 2008:
MINAS WHEELCHAIR TENNIS OPEN (3ª Edição): maior etapa do Circuito Internacional já realizada no Brasil em número de países representados (12), no período de 01 a 06 de abril, trouxe a Belo Horizonte os melhores atletas brasileiros, além de jogadores da Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Japão e Malásia. A competição permitiu aos mineiros assistirem jogos de altíssimo nível, proporcionados por atletas que estão entre os melhores do mundo.
Os que ainda serão realizados:
BH WHEELCHAIR TENNIS OPEN (5ª Edição): atinge a marca histórica de 5 anos de realização ininterrupta, tornando-se um dos eventos mais tradicionais da América do Sul nesta modalidade paraolímpica e um dos eventos esportivos mais importantes de Belo Horizonte, divulgando a Capital dos mineiros em todo o Brasil e em várias partes do mundo. Será realizado no período de 12 a 17 de agosto de agosto, no Dynamis Tennis Center.
WINNER BRASIL WHEELCHAIR TENNIS OPEN (1ª Edição): programado para os dias 10 a 14 de dezembro, o torneio faz do Brasil, juntamente com a Argentina, os únicos países a realizarem 3 competições no mesmo ano, além de permitir aos atletas brasileiros maior pontuação e melhor classificação no ranking ITF.
CIRCUITO MINEIRO DE TÊNIS PARAOLÍMPICO: com a organização do Circuito Mineiro, a ONG Tênis Para Todos faz da Federação Mineira de Tênis a única no Brasil a realizar um campeonato oficial (estadual) desta modalidade, desde 2006. Incentiva a prática deste esporte no estado e oferece aos atletas mineiros mais oportunidades para competirem, preparando-se melhor para as competições nacionais e internacionais.