Milene, que tem apenas 16 anos, competirá em três provas: 400m livres, 100m livres e 50 m livres na modalidade B8 da natação. Segundo ela, a experiência será valiosa para que possa avaliar seu nível em relação aos demais competidores internacionais. “Estou muito ansiosa. Esporo baixar meus tempos, quebrar meus próprios recordes, e conseguir uma boa colocação no mundial”.
A atleta viaja nesta hoje para os EUA, onde disputará provas ao lado dos principais nadadores internacionais. Apesar da ansiedade para participar da prova, os desafios das competições internacionais não são novidades na vida da potiguar. Em 2007, ela foi convocada pela Confederação Brasileira de Paraatletismo para participar do Campeonato Mundial de Natação.
Em provas realizadas no Brasil, sua primeira vitória foi nos Jogos Abertos da Paraíba, em 2003. Milene só tinha 10 anos e conquistou três medalhas de ouro. Outra competição marcante para a nadadora foi a Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa em Belém, onde ela conquistou um ouro nos 100m peito, três pratas nos 50m e 100m livres e 400m e de quebram conseguiu o índice para os jogos Parapan-americanos, sendo a mais jovem atleta da delegação da Sadef. Assim como a maioria dos paratletas, Milene iniciou sua carreira no esporte por indicação dos médicos.