20.4 C
Brasília
31/03/2025
GOÍAS

Amputado perde primeira chance de ir às Olimpíadas

Milão (Itália) – Depois de fazer história ao obter autorização para competir ao lado de atletas sem deficiência mesmo não tendo as duas pernas, o corredor sul-africano Oscar Pistorius falhou na tentativa de conseguir uma vaga nas Olimpíadas de Pequim. Nesta quarta-feira, ele ficou mais de dois segundos acima do índice exigido para a disputa dos 400m.

Ele foi o quarto colocado da prova no Meeting de Milão, com o tempo de 47s78 – entretanto, ele precisava de, pelo menos, 45s55 para tentar uma medalha na China. Na verdade, se quiser estar na disputa, o sul-africano vai precisar melhorar bastante ainda, visto que o melhor tempo já obtido por ele é de 46s36.

Por conta da deficiência física, o caminho natural de Pistorius seria tentar competir nas Paraolimpíadas. A Federação Internacional de Atletismo (Iaaf), inclusive, chegou a alegar que as próteses de fibra de carbono utilizadas pelo atleta lhe davam uma vantagem sobre os demais concorrentes, mas acabou obrigada na Justiça a aceitar Pistorius.

“Estou desapontado. Não que eu esperasse ser maravilhoso, mas também não achava que seria tão ruim”, admitiu o sul-africano, atual campeão paraolímpico dos 200m. “Mas tenho que ser realista, já que faz um ano que eu não corro”, afirmou.

Pistorius terá mais duas chances de tentar o índice, na etapa da Liga de Ouro de Roma, em 11 de julho, e na Suíça no dia 16 do mesmo mês. “Comecei muito rápido e não tive energia no final da prova. Agora, tenho que rever minha tática, mas espero que em Roma as coisas sejam melhores”, destacou.

Mesmo que Pistorius não atinja o objetivo, as Olimpíadas de Pequim já contarão com um atleta deficiente físico: a também sul-africana Natalie du Toit, que tem vaga para a maratona aquática – mesmo sem a perna esquerda, ela foi a quarta colocada na prova de 10km do Mundial da modalidade e se garantiu nos Jogos.

Related posts

Deficiente, estudante que recebeu chuteira de Seedorf é só emoção

Eraldobr

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – FUNLAR

Eraldobr

Estatutos novamente na pauta do Congresso

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais