19 C
Brasília
28/03/2025
PARANÁ

Garibaldi diz que aprovação de convenção da ONU sobre direitos das pessoas com deficiência é priorid

Garibaldi diz que aprovação de convenção da ONU sobre direitos das pessoas com deficiência é prioridA aprovação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, pelo Senado, está, no momento, acima de qualquer outra prioridade. Portanto, vamos tratar de correr com isso e apressar essa votação.” A afirmação foi feita na manhã desta quinta-feira (19) pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves, que participou de uma audiência pública realizada para discutir a convenção, em fase de deliberação pela Câmara dos Deputados.

O debate foi organizado pelas Comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e pela Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência, que funciona no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Em sua breve exposição sobre o tema, Garibaldi afirmou ainda que a integração das pessoas com deficiência na sociedade “não pode mais ser postergada, pois é uma exigência de quem tem no coração os melhores sentimentos”.

– Não é uma questão de caridade. É uma questão de direito, claro – declarou.

O presidente do Senado também aproveitou a ocasião para designar, em público, o senador Flávio Arns (PT-PR) como articulador, junto às lideranças do Senado, para que a convenção seja aprovada em Plenário o mais rápido possível.

Vários senadores manifestaram-se pela aprovação da convenção até o final da primeira quinzena de julho, quando se encerram os trabalhos legislativos do primeiro semestre. Até o momento, segundo a página das Nações Unidas na Internet, 27 países já ratificaram a convenção.

Em entrevista à Agência Senado, Flávio Arns afirmou que já vai começar a se articular para que a convenção seja aprovada com urgência, tanto na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), onde está sendo examinada, como no Plenário, para onde será encaminhada em seguida.

– É só uma questão de articulação por causa das várias medidas provisórias que estão trancando a pauta. Mas tenho certeza de que todas as lideranças da Casa estão sensíveis à necessidade da aprovação da convenção o mais rápido possível – destacou Flávio Arns.Valéria Castanho / Agência Senado

Related posts

Justiça condena Infraero a pagar R$ 15 mil a deficiente após ‘revista constrangedora’

Eraldo

Mesquita Jr. diz que deficientes precisam ter acesso a tudo, inclusive ao poder

Eraldobr

Senadores pedem avanços no processo de proteção e apoio às pessoas com deficiência

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais