26/04/2025
PARANÁ

Projeto exige adequação de TVs aos deficientes auditivos

A Câmara analisa o Projeto de Lei 683/07, do deputado Ciro Pedrosa (PV-MG), que obriga as emissoras de televisão comerciais e educativas a legendar pelo menos 25% dos programas veiculados diariamente, nos horários compreendidos entre 8h e 12h; 14h e 18h; e 21h e 23h. O projeto determina que seja legendado ou interceptado na linguagem de sinais pelo menos um programa noticioso a ser transmitido no período de 8h às 23h.

O deputado afirma que os programas legendados precisam ser exibidos em horários predeterminados para evitar que o ***primento do percentual estabelecido seja direcionado apenas a alguns horários, principalmente durante a madrugada.

Segundo o projeto, também deverão ser legendadas ou interceptadas na linguagem de sinais as campanhas educativas do governo e as manifestações de membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no âmbito federal, transmitidos pela televisão.

Integração
O autor da proposta ressalta que a Constituição prevê a integração social dos portadores de deficiência. Ele lembra que a Lei 7.853/89 avançou nessa direção ao determinar o pleno exercício dos direitos básicos dos deficientes, como os direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social e o amparo à infância e à maternidade. Ciro Pedrosa destaca, no entanto, que os portadores de deficiência auditiva continuam tendo sérias dificuldades de acesso à televisão.

Tramitação
O projeto tramita em regime de prioridade, em conjunto com o PL 3979/00. As propostas serão analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e pelo Plenário.

Íntegra da proposta:
– PL-683/2007

Notícias anteriores:
Legenda oculta na TV pode ser obrigatória

Related posts

Aprendendo sobre os Direitos da Criança e do Adolescente com Deficiência

Eraldobr

CORDE e a audiodescrição

Eraldobr

Amigos criam tirinha para falar sobre deficiência física e ser humano

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais