A Escola Radical de Santos, mantida pela Secretaria de Esportes de Santos, com a participação de alunos e docentes da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), comemora 15 anos nesta sexta-feira, dia 15 de junho, com atividades programadas e a entrega da 1ª prancha adaptada para deficientes visuais, do mundo. O evento será realizado das 8h30 às 12 horas, no Posto 2, na orla da praia do José Menino, em Santos.
Os professores da Escola Radical e da Faculdade de Educação Física e Esporte (FEFESP-UNISANTA), Cisco Araña e Iparajy da Silva Caetano, acadêmicos do 3º e 4º ano do curso e cerca de 50 alunos, de 6 a 80 anos, da Escola Radical, participarão da programação. Serão realizados jogos cooperativos com o tema surf, monitorados pelos alunos da FEFESP, além de uma homenagem às personalidades que passaram pela escola.
Prancha Adaptada – A partir das 10 horas, a escola entregará a 1ª prancha do mundo adaptada para deficientes visuais do mundo ao aluno Waldemir Corrêa, 37 anos. Segundo o professor Irapajy Caetano, "a prancha possui pontos de sensibilidade em seu centro e nas bordas e emite sinais sonoros quando se distancia do surfista".
Corrêa foi o primeiro deficiente visual a participar da escola de surf, há nove anos. Atualmente, dois deficientes visuais freqüentam as aulas. Além de trazer benefícios ao condicionamento físico, a escola também é sinônimo de inclusão social.
Fonte: Unisanta