EMPREGOS

No transporte coletivo, cidade consegue avanço

Reginaldo Mendes Rocha tem problemas ao sair do carro: “Fica difícil descer”
Ainda existem reclamações, mas, no transporte coletivo, Bauru é considerada referência de acessibilidade. Quatro vans e 48 ônibus adaptados fazem parte da frota das empresas que atuam no setor.

A Transurb (Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Bauru) promete, para os próximos meses, mais 40 ônibus adaptados. Da frota total, 43% serão acessíveis aos portadores de deficiência. As vans são usadas para transportar com hora marcada. A tendência é que fiquem restritas aos que não têm condição nenhuma de locomoção. A adaptação dos ônibus foi decidida em 2005, após muitas reclamações ao Ministério Público.
Acordo entre as empresas e a promotoria possibilitou o uso dos veículos adaptados. “Sou muito otimista”, afirma o promotor Gustavo Zorzela sobre os avanços na área. “Uma mudança dessas (nas condições de acesso) não se faz da noite para o dia”, completa. Contudo, para Zorzela, essas mudanças não são feitas apenas por meio das leis: é preciso também engajamento da sociedade. Paraplégico há 12 anos, desde que levou um tiro durante um assalto, o vendedor aposentado Reginaldo Mendes Rocha, 34 anos, trabalha pela causa.
Ele tem carro adaptado, mas é comum encontrar calçadas ao lado das vagas especiais para estacionamento obstruídas por lixo, barracas de camelô e até placas de trânsito. “Em muitos locais, fica difícil descer”, reclama.

Related posts

1109 vagas exclusivas para deficientes

Eraldobr

Primeira concessionária para deficientes

Eraldobr

Mais de 4.200 professores com deficiência serão aniquilados na rede pública

Eraldobr

Leave a Comment