01/04/2025
EMPREGOS

Tetraplégico pede maior isenção do ICMS em SP

O deficiente físico, na esfera federal, pode adquirir automóvel adaptado sem ter de pagar o IPI se ele mesmo for dirigir.
Se quiser, também pode comprar o carro sem qualquer alteração para que seu representante legal assuma o volante.
Porém, o mesmo não ocorre em território estadual. A aquisição somente poderá ser feita se ele próprio tiver condições de conduzir o veículo.

É uma discriminação. Queremos a isenção do ICMS também para os casos em que outra pessoa irá guiar o veículo para o portador de deficiência”, destaca Eduardo Jannone da Silva, advogado, tetraplégico e usuário de cadeira de rodas.

O assunto ganhou mais destaque nos últimos dias com o veto do governador José Serra (PSDB) ao projeto de lei que estendia o benefício.

A contrariedade de Serra foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 19 de janeiro.

De autoria do deputado estadual Baleia Rossi (PMDB), a iniciativa tentava corrigir a distorção.

Na exposição de motivos do parlamentar, ele questiona: “Por que uma pessoa deficiente que está impedida de dirigir devido à sua deficiência não pode gozar de tal isenção? O que impede uma pessoa da família, um amigo ou um motorista profissional dirigir o automóvel que transporta tais pessoas?”

Para governo, projeto é inconstitucional
A assessoria do Palácio dos Bandeirantes informa que o motivo do veto ao projeto que estendia a isenção para terceiros é sua inconstitucionalidade. O governo justifica que a situação seja regularizada, a medida deve ser aprovada pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), o que ainda não aconteceu. De qualquer forma, Silva, que não possui carro, entende a distinção como totalmente inconstitucional.

Mais informações

* Tributos federais
Delegacia da Receita Federal, localizada na rua 13 de Maio, 7-20, Centro de Bauru. Atendimento ao público: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h, telefone: (14) 4009-3100 ou www.receita.fazenda.gov.br

* Tributos estaduais
Posto Fiscal Especializado, localizado na rua Afonso Pena, 4-50, Jardim Bela Vista, Bauru. Atendimento: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h, telefone: (14) 3102-4112 ou www.fazenda.sp.gov.br

* Tributos municipais
Poupatempo (no Posto da Secretaria Municipal de Finanças), localizado na avenida Nações Unidas, 4- 44, próximo ao Terminal Rodoviário, Bauru. Atendimento ao público: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18 h, e sábado, das 9h às 14 h; telefone: 0800 772 36 33

* Outras dicas
No site do Ministério Público do Distrito Federal você vai encontrar mais orientações sobre o assunto: www.mpdft.gov.br

Fonte: BOM DIA

Related posts

Obras garantem acesso para cadeirantes

Eraldobr

Secretaria Estadual do Emprego e AVAPE capacitarão mil pessoas com deficiência

Eraldobr

Frota de Santo André recebe 12 ônibus adaptados

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais