11/05/2025
PIAUÍ

OAB-CE ajuíza ação para garantir amplo acesso de deficientes

Fortaleza (CE), 23/06/;2007 – A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Ceará ingressou com ação civil pública requerendo que a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Ceará façam a adaptação das instituições públicas de ensino do Estado para garantir a ampla acessibilidade dos portadores de necessidades especiais. A ação pede, ainda, que sejam assegurados recursos nos orçamentos para tal adaptação. O objetivo da OAB-CE não é somente assegurar a acessibilidade física nas escolas, mas a viabilização de uma completa infra-estrutura que torne viável o aprendizado dos portadores de necessidades especiais, incluindo a compra de livros em braile e de softwares para facilitar o ensino aos deficientes visuais.

Entre as ações que podem ser concretizadas pelo serviço público com relação à adaptação das instituições de ensino estão: instalação de banheiros acessíveis; reserva de vaga nas garagens e estacionamentos; construção de rampas de acesso às áreas internas e externas, às salas de aula e demais dependências das escolas e universidades; indicação da numeração das salas, departamentos e setores em baile; e, por fim, a contratação de professores especializados na utilização da língua de sinais (Libras).

Related posts

Centro de Reabilitação será o melhor do Nordeste

Eraldo

OAB/Ce pede na Justiça reserva de vagas para deficientes em universidades públicas e privadas

Eraldobr

Libras” é oficializada nas escolas municipais

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais