19.5 C
Brasília
05/02/2025
ACRE

Instituto Aprender cria centro de capacitação para portadores de deficiência

Primeira turma está em treinamento e é formada por 20 portadores de deficiência, que serão alocados no mercado de trabalho
 

O Instituto Aprender, organização sem fins lucrativos voltada à formação e à inserção de profissionais de TI no mercado de trabalho, cria o seu Centro de Capacitação para Pessoas com Deficiencia. A iniciativa vai ao encontro do Programa Social dos Direitos de Cidadania para Pessoas com Deficiência, do governo federal.

O foco da iniciativa são pessoas com qualquer tipo de deficiência – seja ela física, visual ou auditiva – que impeça o trabalho produtivo. E, para participar, os interessados passam por um processo de recrutamento e seleção. Selecionado para o treinamento técnico e assertivo, o candidato é encaminhado ao mercado.

Segundo Enilson Pestana, diretor de marketing do Instituto Aprender, a formação da primeira turma teve início em janeiro, com 20 portadores de deficiência. Os participantes passam por treinamento em desenvolvimento de software na linguagem Java e já foram contratados pela TCS (Tata Consultancy Services), parceira da entidade nessa iniciativa.

Os custos do programa, que envolve recrutamento, seleção, treinamento, certificação e acompanhamento do profissional, são subsiados pelas empresas e, para o candidado, não há custos.

O governo federal destinou um orçamento de R$ 2,4 bilhões ao Programa Social dos Direitos de Cidadania para Pessoas com Deficiência, para até 2010. A ação vai ao encontro da necessidade das corporações de se adequarem à Lei de Cotas.

Mais informações sobre o Centro de Capacitação podem ser obtidos pelo e-mail info@institutoaprender.org.br.

Related posts

notícias no blog do CVI-BH

Kátia - CVI-BH

Cadeiras robotizadas dão liberdade a crianças deficientes

Eraldobr

Exclusão em concurso público começa mesmo antes da realização da prova

Eraldobr

Deixe um comentário