19.5 C
Brasília
05/02/2025
ACRE

Experiências de mobilidade para deficientes neuromotores

Parece um brinquedo, mas representa um grande ganho de autonomia para crianças com deficiências neuromotoras que têm a mobilidade condicionada. O primeiro protótipo vai ser montado no CENTIMFE. O objectivo é fazê-lo chegar ao mercado, a preços acessíveis.

Assume a designação de Palmiber, a mesma do projecto que lhe deu origem, e que nasceu com o objectivo conceber veículos potenciadores de mobilidade a crianças com disfunções neuromotoras graves, entre os três e os dez anos de idade.

Em causa está a continuidade do projecto PALMA (Plataforma de Apoio Lúdico à Mobilidade Aumentativa), inserido no CYTED (Programa Iberoamericano para a Cooperação e Desenvolvimento).

Ao Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, FerramentasEspeciais e Plásticos (CENTIMFE), coube a idealização de «um design apelativo, com design lúdico, para proporcionar uma melhor integração destas crianças na comunidade, e que facilite a sua eventual comercialização», explicou Rui Soares, da área de Desenvolvimento Tecnológico do CENTIMFE. A cargo do centro tecnológico está a concepção, desenvolvimento, engenharia e produção do Palmiber, em integração com as partes electrónicas e de sensorização e controlo que estão a ser desenvolvidas pelos centros de investigação ibero-americanos.

À experiência de engenharia de produto e de processos de fabrico de moldes especializados do CENTIMFE, acrescem os conhecimentos específicos na área das tecnologias de apoio à reabilitação da Anditec, entidade coordenadora deste projecto.

As imagens falam por si. As crianças ganham um “brinquedo” que lhes proporciona experiências de mobilidade em completa autonomia. Ao aspecto lúdico do veículo, acresce a possibilidade de programação de percursos ou – dependendo do grau de deficiência – da própria criança produzir movimentos através de botões sensíveis ao toque, ou por cotacto com a cabeça num botão do braço articulado. Os sensores eliminam o risco de choque com objectos e a utilização de bancos normalizados e removíveis permite a sua substituição de acordo com a idade da criança. O Palmiber move-se sob acção de motores eléctricos a bateria, que é carregada através de um cabo, como os telemóveis, possuindo uma autonomia de um dia.

O Palmiber vai chegar a centros de paralisia cerebral, mas o objectivo último é fazê-lo chegar ao mercado a preços acessíveis.

Related posts

CJF revoga regras sobre vagas para deficientes

angeloar

Workshop discute acessibilidade para deficientes físicos; inscrições abertas

Eraldobr

Fiscal do Enem 2011 denuncia suposto descaso com deficientes físicos durante prova

angeloar

Deixe um comentário