O Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) voltou a oferecer, no mês de maio, o serviço de habilitação a pessoa con deficiência. O trabalho havia sido suspenso desde o início do ano porque o veículo usado para atender esses usuários estava em manutenção.
Em 2005, o Detran inaugurou um centro de formação de condutores para atender pessoas com alguma deficiência. O departamento adquiriu um automóvel com câmbio semi-automático para ser usado especialmente por candidatos com amputações ou problemas de membros inferiores. Além disso, investiu na capacitação de três instrutores/examinadores que seriam responsáveis pela orientação dos futuros motoristas.
Para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o portador de necessidades especiais deve primeiramente se matricular em qualquer centro de formação de condutores e fazer 30 aulas teóricas. O candidato realiza uma prova e, caso aprovado, passa por 15 aulas práticas, que são oferecidas gratuitamente no Detran. Só depois disso, o usuário fica então apto a retirar o do***ento.
O atendimento a deficientes no centro de formação do Detran foi uma reivindicação dos portadores de necessidades especiais devido à ausência da oferta de estabelecimentos que possuam veículos adaptados. Em Mato Grosso do Sul, havia apenas uma empresa habilitada e que, por problemas de falta de demanda, teve de interromper o serviço.