SANTA CATARINA

Órgãos do Estado discutem políticas para pessoas com deficiência

Órgãos do governo do Estado participam desde ontem (28) da II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que tem como tema: “Inclusão, Participação e Desenvolvimento – Um novo jeito de avançar”.

Representantes da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), da Secretaria da Estado de Saúde (SES), da Secretaria de Estado de Educação (SED), da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) e da Agência Estadual de Habitação (Agehab), com representantes do Ministério Público do Estado, do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e a comunidade, irão elaborar propostas de políticas públicas que serão levadas para a conferência nacional que vai acontecer em Brasília em dezembro.

 

Segundo o presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência de Mato Grosso do Sul (Consep), Cláudio José Dainese, a sociedade ainda não se conscientizou que os deficientes físicos também são cidadãos e devem ter respeitados os seus direitos, principalmente de acessibilidade. “A Constituição Federal de 1988 prevê os nossos direitos, mas na prática as normas ainda não são efetivadas no nosso dia-a-dia. Queremos reforçar o cumprimento dos nossos direitos”, explicou.

 

Dentre as diversas dificuldades enfrentadas por pessoas especiais, além da acessibilidade arquitetônica e de transporte público, estão a inserção no mercado de trabalho e a inclusão na educação. “Não queremos ser tratados como os deficientes mentais. Nossa deficiência é específica. Queremos participar da educação normal, porque também somos cidadãos”, afirmou Cláudio Dainese. Ele disse ainda que as empresas e repartições públicas também devem se atentar para a acessibilidade.

 

A expectativa dos deficientes é de que as articulações políticas resultem numa proposta coesa que leve à conscientização da população sobre suas necessidades. O objetivo do evento é também conscientizar as pessoas com deficiência de que elas podem opinar e discutir as melhores alternativas para as políticas públicas.

Related posts

Agetran disponibiliza vagas em estacionamento regulamentado para idosos e deficientes

Eraldobr

SED capacita em Educação Especial em Deficiência Mental

Eraldobr

Detran volta a oferecer formação de condutores especiais

Eraldobr

Leave a Comment