MINAS GERAIS

Mais táxis acessíveis

Parte da frota de táxis acessíveis de Belo Horizonte – veículos adaptados para pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção – foi apresentada oficialmente na tarde de ontem, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul.

Cinquenta e nove carros, modelo Doblò, já estão em circulação. Eles têm teto elevado, plataforma eletro-hidráulica e piso antiderrapante, além dos equipamentos de segurança para cadeirantes.

Na última licitação, aberta em fevereiro de 2012, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) direcionou 10% das 605 permissões para o serviço público de táxi a empresários dispostos a atender a esse nicho. “Até 2009, tínhamos apenas um táxi acessível em circulação. Era preciso institucionalizar uma frota adequada para as pessoas com deficiência”, disse o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar.

Como os veículos adaptados custam o dobro do convencional, uma linha de financiamento foi disponibilizada. O investimento totalizou R$ 2,4 milhões.

Para a coordenadora de Direitos das Pessoas com Deficiência da prefeitura, Maria Cristina Reis, os novos veículos reforçam a ideia de cidade inclusiva. “As pessoas têm o direito de ir e vir. São equipamentos que contemplam as especificidades daqueles que possuem dificuldade de locomoção”.

Aplicativo

No evento, ainda foi apresentado um aplicativo, chamado Boraí, para que as pessoas possam localizar o táxis adaptados por meio de tablets e celulares.

 

http://www.otempo.com.br/

Related posts

Acidente com cadeirante em embarque aéreo gera indenização

angeloar

Vagas de emprego para deficientes não são preenchidas em Uberlândia, MG

angeloar

Projeto vai qualificar 700 deficientes para mercado de trabalho

Eraldobr

Leave a Comment