20.4 C
Brasília
31/03/2025
MINAS GERAIS

Deficientes vão às urnas, mas são impedidos de votar

MEscada foi um dos obstáculos enfrentados (Foto: Reprodução/TV Integração)oradores de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com deficiência física ou alguma limitação devido a problemas de saúde tiveram dificuldades ou não conseguiram votar na eleição deste domingo (7). Com insuficiência renal e tendo que conviver com um cateter que dificulta a locomoção, o aposentado Valdir Arruda saiu de casa disposto a votar em uma escola no Bairro Aparecida, mas não conseguiu. Das 1.523 seções eleitorais da cidade 97 foram destinadas para pessoas com deficiência.
Segundo Valdir, a seção dele era no segundo andar e como ele não pode subir escadas ficou impedido de votar. “Aqui um empurra para o outro. Não tem fiscal e ninguém é responsável. Disseram que preciso colocar em ata e que depois eu devo ir ao fórum. Eu estou doente”, disse.
Depois de quase três horas esperando Valdir foi embora revoltado e sem uma solução. “É uma indignação total com todos, com autoridades e com tudo neste país. Infelizmente essa é a situação de um ‘coitado’ que é obrigado por lei a votar”, comentou.
A filha de Valdir, Hewerling Arruda, tomou providência em relação ao assunto. “Eu chamei a policia porque depois se ele precisar fazer a justificativa do voto ele vai ter alguma prova”, contou.
Camila Andrade também possui limitações e ela, que votaria pela primeira vez, não conseguiu exercer seu direito de cidadã. “Fiz o meu título essa semana e infelizmente não pude votar porque minha seção é no segundo andar. Eu fico indignada por não poder votar e os meus pais terem que fazer isso para mim. Eu queria ter a sensação de votar pela primeira vez, mas não posso”, disse.
A deficiente visual, Francisca das Chagas, contou com a ajuda da filha para votar. “Precisa ter o piso tátil para que eu possa localizar a seção sozinha, porque nem sempre tem alguém para me acompanhar. O fone de ouvido também é algo importante já que, se não tiver ninguém comigo, eu não vou saber porque eu não vejo a foto”, explicou.

Related posts

Aparelho ajuda deficientes visuais a pegar ônibus em Belo Horizonte

angeloar

Deficiente físico impedido de viajar por empresa de ônibus é indenizado em R$ 6.220

Eraldobr

I Congresso amapaense sobre síndrome de Down

angeloar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais