26.5 C
Brasília
03/04/2025
Sem categoria

Oportunidade para deficiência em Barra Mansa

Zé Renato participa de encontro que discute convênio para pessoas com deficiência física  Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,51898,Oportunidade%20para%20portadores%20de%20deficiencia%20em%20Barra%20Mansa.html#ixzz1kQYCdWCUA APDF (Associação dos Portadores de Deficiência Física) do município promoveu na tarde de hoje um encontro entre o prefeito Zé Renato (PMDB), o Sindicato dos Metalúrgicos, o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) e o Metalsul (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Médio Paraíba), na sede da associação, no Centro. O objetivo foi celebrar e discutir a inclusão das pessoas com deficiência física no mercado de trabalho e a assinatura de um convênio com os sindicatos, em dezembro do ano passado.



De acordo com o presidente da associação, Neri Vicente da Silva, há cerca de dois anos, a entidade vem prestando o serviço de inserir as pessoas com deficiência física no mercado.

– Há dois anos verificamos que o maior problema dos nossos associados era a dificuldade de encontrar trabalho. Então, começamos com o projeto da fábrica de fraldas e vimos que estava sendo produtivo, eles correspondiam, e começamos a expandir para implantar a ideia do projeto junto às empresas – disse. 

A entidade tem no cadastro geral 1,2 mil associados, porém, Neri Vicente pretende fazer um levantamento completo no município, para que todas as pessoas com deficiência física sejam cadastradas e possam ter acesso aos projetos de capacitação e inserção no mercado de trabalho que a associação pretende desenvolver por meio das parcerias. 

– Vamos captar e qualificar essas pessoas, para que possam entrar para o mercado de trabalho, e as empresas vão nos ajudar financeiramente nessa capacitação. O convênio visa também que nós acompanhemos a vida dessa pessoa nas empresas conveniadas – falou. 

Neri Vicente destacou que as empresas associadas ao Metalsul poderão gerar cerca de 1 mil empregos para portadores de deficiência. O prefeito Zé Renato afirmou que a prefeitura está à disposição das entidades para traçar as estratégias de captação e formação dos portadores. 

– Nós reconhecemos a importância da inclusão, por isso temos em Barra Mansa escola para deficientes visuais, o Ceat (Centro Especializado de Atendimento Educacional), e todas as obras realizadas em escolas seguem com adaptações para os portadores de necessidades especiais. O município se coloca à disposição para participar nessa qualificação profissional – ressaltou.

Segundo o presidente do Metalsul, Henrique Almeida, a dificuldade das empresas em contratar portadores de necessidades especiais é a falta de qualificação mínima dessas pessoas. 

– O relato das empresas é de que a dificuldade de cumprir a lei está principalmente relacionada à falta de qualificação mínima dos portadores. Por isso, fizemos esse contato entre empresas e associações que conhecem os deficientes. Cabe a eles agora a negociação para que os dois lados sejam contemplados – comentou, referindo-se à lei 8213/91, que dispõe sobre um sistema de cota de vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais em empresas.

Para Daiane Araújo, que tem deficiência no braço esquerdo, a notícia é uma porta para abrir oportunidades no mercado de trabalho. Ela, que já frequentou a associação há algum tempo, recebeu a notícia entusiasmada:

– O presidente me convidou na sexta-feira para estar aqui hoje. A oportunidade é muito boa, porque os deficientes não têm muitas chances e achei interessante abrirem essa porta para nós. 

A associação está aberta para receber novas pessoas interessadas em participar do processo de capacitação e inserção no mercado de trabalho. Para isso, devem entrar em contato pelo telefone             (24) 3324-5081       ou comparecer à sede da associação, na Rua Jorge Lóssio, 198, Centro. É preciso levar carteira de identidade, CPF, laudo médico e comprovante de residência.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,51898,Oportunidade%20para%20portadores%20de%20deficiencia%20em%20Barra%20Mansa.html#ixzz1kQXpD5Z7

Related posts

Sentença judicial coloca em risco o cumprimento da Lei de Cotas

Eraldobr

ACESSIBILIDADE

Eraldo

Declaração da Down Syndrome Education International sobre tratamento para a síndrome de Dow

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais