SÃO PAULO

Projeto Esporte adaptado já está em desenvolvimento

A prefeitura de Montes Claros lançou, recentemente, o projeto Esporte adaptado, que tem a parceria da secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Ademoc – Associação dos Deficientes de Montes Claros e Sesc – Serviço Social do Comércio. As atividades têm o apoio do MCTC, Unimontes, Escolas Especiais, Asmoc – Associação dos Surdos de Montes Claros e Adevimontes – Associação dos deficientes visuais de Montes Claros.

– O projeto tem como objetivo garantir espaço e implantar, em Montes Claros, um centro esportivo de referência, para promover atividades adaptadas, incluindo todas as pessoas com deficiência na prática esportiva – disse o coordenador do projeto e professor, Wesley Mendonça.

Atualmente o projeto possui dois núcleos, no MCTC e Ademoc, mas a intenção é ampliar para a Unimontes. No MCTC, acontece jogos de futsal, às terças e quintas-feiras, das 19 às 21 horas e a natação, para alunos de 07 a 17 anos, incluídos no projeto Natação Social Correios, todas às segundas, quartas e sextas-feiras, matutino e vespertino. Na Ademoc, são realizadas as modalidades de tênis de mesa, xadrez, dominó, dama e baralho, além de alongamentos, todas as sextas-feiras, das 8 às 11h30. A intenção é implantar, também, as modalidades de atletismo, na Unimontes, e vôlei sentado, no MCTC.

O professor Wesley Mendonça diz que a população montes-clarense e as autoridades estão valorizando os deficientes físicos. Lembra que este ano já foi realizado o seminário de esporte adaptado, com o tema “Uma possibilidade a mais” e entende que o grande problema, hoje em dia, dos deficientes físicos, é o transporte.

– Criamos primeiro as modalidades individuais, com exceção do futsal, para depois implantar as modalidades coletivas, devido a dificuldade para se locomoverem. A nossa intenção é batalhar para conseguir recursos e viabilizar a compra de um carro que possa transportar os atletas deficientes – afirmou diz Wesley Mendonça.

O professor salienta, ainda, que os atletas deficientes vão participar de vários eventos esportivos como a copa Inter TV, paraolimpíadas de Montes Claros e o campeonato mineiro de futsal para surdos, entre outros.

Related posts

Semec promove IV Seminário de Educação Inclusiva

Eraldobr

Acordo deve garantir acessibilidade em bancos

Eraldobr

Projeto Praia Acessível de Caraguá tem novo horário

Eraldobr

Leave a Comment