26.5 C
Brasília
03/04/2025
RORAIMA

MPT destina recursos para profissionalizar pessoas com deficiência em MT

Os cursos profissionalizantes serão na área de informática, com turmas agendadas para os meses de agosto e outubro deste ano. Serão ofertadas 72 vagas gratuitas para pessoas com necessidades especiais. As matrículas devem ser feitas no SENAI em Cuiabá.

O recurso para realizar a capacitação profissional foi destinado pelo Ministério Público do Trabalho, no valor total de R$59 mil reais, oriundo de Termos de Ajustamento de Conduta e de acordo judicial trabalhista, coordenados pelos Procuradores do Trabalho Virgínia Leite Henrique e Eduardo Menezes Ortega.

A realização de cursos de capacitação para deficientes físicos em Mato Grosso é urgente, já que dados recentes revelam que há no Estado um número muito inferior ao necessário de escolas aptas a capacitar PCDs para o mercado de trabalho. Segundo o IBGE, em 2000, o Brasil registrava cerca de 24,4 milhões de brasileiros portadores de algum tipo de deficiência, o que equivale a 14,5% da população.

Com o objetivo de gerar oportunidades no mercado de trabalho  de acordo com a necessidade de cada aluno, serão disponibilizadas 04 turmas, com aulas ministradas por professores capacitados e interpretes em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Os alunos utilizarão material didático impresso e os recursos audiovisuais necessários.

As matrículas serão realizadas previamente pela equipe do SENAI que realizará uma visita nas instituições de ensino e escolas que atendem pessoas com necessidades especiais em Cuiabá e Várzea Grande. Posteriormente as vagas restantes serão ofertadas na unidade de atendimento.

Related posts

Aula prática de vivência em acessibilidade flagra desrespeitos contra deficientes

Eraldo

Justiça de MT isenta deficiente físico de pagar ICMS e IPVA

Eraldobr

Agricultores cadeirantes cultivam hortas adaptadas em Mato Grosso (Vídeo)

angeloar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais