O recurso para realizar a capacitação profissional foi destinado pelo Ministério Público do Trabalho, no valor total de R$59 mil reais, oriundo de Termos de Ajustamento de Conduta e de acordo judicial trabalhista, coordenados pelos Procuradores do Trabalho Virgínia Leite Henrique e Eduardo Menezes Ortega.
A realização de cursos de capacitação para deficientes físicos em Mato Grosso é urgente, já que dados recentes revelam que há no Estado um número muito inferior ao necessário de escolas aptas a capacitar PCDs para o mercado de trabalho. Segundo o IBGE, em 2000, o Brasil registrava cerca de 24,4 milhões de brasileiros portadores de algum tipo de deficiência, o que equivale a 14,5% da população.
Com o objetivo de gerar oportunidades no mercado de trabalho de acordo com a necessidade de cada aluno, serão disponibilizadas 04 turmas, com aulas ministradas por professores capacitados e interpretes em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Os alunos utilizarão material didático impresso e os recursos audiovisuais necessários.
As matrículas serão realizadas previamente pela equipe do SENAI que realizará uma visita nas instituições de ensino e escolas que atendem pessoas com necessidades especiais em Cuiabá e Várzea Grande. Posteriormente as vagas restantes serão ofertadas na unidade de atendimento.