PARANÁ

Vacinação contra a Paralisia Infantil começa nesta terça-feira

Começa nesta terça-feira, 9, a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, também conhecida como Paralisia Infantil, realizada em uma parceria entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais. Na Bahia, a expectativa é que sejam vacinados 1,275 milhão de crianças menores de 5 anos até o próximo dia 3 de julho. Para vacinar seus pequenos, os pais devem se dirigir a qualquer posto de saúde.

{accesstext mode=”level” level=”registered”}
PARA CONTINUAR LENDO A MENSAGEM REGISTRE-SE OU ENTRE NA SUA CONTA.||

Apesar de o último caso da doença registrado no Brasil ter ocorrido em 1989, a enfermeira Fátima Guirra, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), alerta para o risco de reintrodução do poliovírus selvagem, causador da doença, no Pais, devido à presença de viajantes internacionais. Segundo a Sesab, a vacina oral deve ser aplicada de forma indiscriminada a todas as crianças menores de 5 anos.


Outras vacinas – Durante a campanha, o órgão também disponibilizará a aplicação das demais vacinas do quadro básico, que deverão ser aplicadas conforme a necessidade.
 
Trata-se das vacinas BCG (contra as formas graves da tuberculose), contra hepatite B, tetravalente (contra tétano, coqueluche, difteria e meningite por Haemophilus tipo B), DPT ou tríplice (contra difteria, tétano e coqueluche), DT (contra tétano e difteria), tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) e rotavírus humano (contra infecção por rotavírus). Por esse motivo, é importante que os pais levem a carteira de vacinação da criança.
 
Doença – A poliomielite é uma doença contagiosa transmitida através do polivírus selvagem que afeta principalmente o sistema nervoso. A transmissão é facilitada em áreas com condições precárias de higiene e atinge principalmente crianças.
 
Na fase aguda, a doença causa inflamação dos neurônios motores, da medula e do cérebro, o que leva à paralisia muscular e em muitos casos deixa deformações. Nos casos mais graves, pode causar também a morte.  {/accesstext}

Related posts

Rosinha da Adefal e Romário assumem Frente de Defesa dos Direitos dos Deficientes

Eraldobr

RESOLUÇÃO 303 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2008

Eraldobr

As leis são belas no papel, mas não são ***pridas na prática

Eraldobr

Leave a Comment