29.5 C
Brasília
02/04/2025
ACRE

Entenda Direito fará programas com LIBRAS e legendas

Pela primeira vez o Entenda Direito, programa veiculado no Brasil pela TV Justiça e na Bahia, pela TVE e TV Itabuna, fará uma série de programas acessíveis a pessoas com deficiência auditiva. A idéia partiu da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) que foi contactada pelo Entenda Direito para participar de edições do programa, que começarão a ser transmitidos a partir deste sábado (21), com assuntos relacionados ao sistema penal, direitos do consumidor, subregistro, direitos humanos, anistia, entre outros.

A sugestão foi da Coordenação Executiva dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da SJCDH, visando a inclusão das pessoas com deficiência auditiva. A coordenação é responsável por propor políticas e programas estaduais de desenvolvimento, voltados para a proteção e promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

“A gente sabe que a acessibilidade nos programas de TV ainda é um grande problema, apesar desse direito ser garantido através do decreto 5296 de dois de dezembro de 2004, ainda está bastante aquém do que poderia ser”, afirmou o coordenador Executivo dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alexandre Baroni, ao destacar a importância da iniciativa da Secretaria da Justiça, em sugerir a implementação de Libras e legendas nestes programas. A união desses dois recursos se dá pelo fato de que nem todas as pessoas com deficiência auditiva entendem a Língua Brasileira de Sinais.

“A maior parte dos programas que possui acessibilidade são do governo. Alguns telejornais utilizam o Closed Caption, que é a legenda oculta, mas não utilizam intérpretes da língua de sinais, nem a audiodescrição. Eu acho que na medida em que o governo dá o exemplo e faz corretamente, a iniciativa privada tende a seguir este exemplo e fazer da mesma forma”, disse. Um exemplo de programa que utiliza todos os recursos de acessibilidade, citado pelo coordenador, foi o “Assim Vivemos”, da TV Brasil, que teve estreia, no último domingo (15). O programa é composto por entrevistas e exibição de filmes e “é apresentado por uma pessoa cega e um surdo, que faz a tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais”.

A coordenação está com a proposta de tornar acessível o site da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e, além disso, realizar um curso sobre acessibilidade para capacitar mais pessoas para esta questão. Os dois projetos ainda estão em andamento.

O Programa

O Entenda Direito foi criado no ano de 2004 para abordar questões de cunho social e político e é transmitido em todo o país através da TV Justiça. Na Bahia, o programa é transmitido pela TV Educativa e pela TVI, TV por assinatura do município de Itabuna. Segundo a suplente do Conselho Editorial, Vânia Lima, o programa tem uma média de 60 mil telespectadores, só na capital e região metropolitana, através da TVE, e 50 mil em Itabuna, sem contar a população do interior e do país. A proposta de incluir nos programas as Libras e legendas foi bastante elogiada pela TV Justiça, ainda de acordo com Vânia Lima.

Programação

• O Entenda Direito é veiculado na TV Justiça, para Brasília em canal aberto, e na Bahia pode ser assistido através de TV a cabo, (TV Cidade – canal 8 e Sky/DirecTV – canal 117). Inédito: sábado – 13h30, reprises: domingo – 17h e sexta – 5h30.

• Na TV Educativa da Bahia (TVE) o Entenda Direito é transmitido todo sábado, às 08h, para todo o Estado.

• Na TVI, o Entenda Direito é exibido aos domingos (inédito) às 9h e com reprises no domingo às 6h; segunda às 3h30, 7h e 19h30; quarta às 1h30 e 21h10 e quinta às 13h30.

Related posts

Aprovado valor limite para carro adaptado

Eraldobr

INT desenvolve tecnologia voltada para portadores de necessidades especiais

Eraldobr

Jeitinho – toma vaga dos idosos e deficientes

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais