EMPREGOS

Unesp de Bauru participa de programa do MEC

A Faculdade de Ciências da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) de Bauru, com uma equipe formada por docentes dos Departamentos de Educação e do Departamento de Psicologia, participou o programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial.

Em 2007 o MEC lançou esse programa com objetivo de formar professores dos sistemas estaduais e municipais de ensino para o atendimento educacional especializado, atuando com uma rede nacional de instituições públicas de ensino superior, no âmbito da UAB (Universidade Aberta do Brasil), com cursos de formação continuada de professores na modalidade a distância, na área da educação especial.

O Ministério abriu edital público convidando as instituições públicas de ensino superior por meio de seleção de propostas de cursos de formação continuada para professores em exercício nas redes públicas federal, estadual e municipal de ensino básico na área de Educação Especial – FASE I, em nível de extensão e de aperfeiçoamento, na modalidade a distância. Desta forma foram 19 instituições contempladas no Brasil, das quais a Unesp teve três projetos aprovados nas Unidades de: Marília, Presidente Prudente e Bauru.

O campus de Bauru teve aprovado o curso de extensão denominado “Praticas da Educação Especial e Inclusiva na área da deficiência mental”, que foi realizado em 2008.

A proposta foi de um curso de 180 horas, para a veiculação de informações sobre deficiência mental e seus desdobramentos para prestação de serviços para educação a pessoas com deficiência mental. “Foram trabalhados temas como: aspectos etiológicos, conceituais, históricos e legais da Educação Especial, desenvolvimento infantil, postura ética frente à deficiência, relação família escola e aspectos da sexualidade”, destacou Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, docente do Departamento de Educação e Coordenadora do Curso.

Segundo a coordenadora, a elaboração e execução de avaliações diagnósticas deram subsídios para a implementação de práticas educativas voltadas para o ensino efetivo de pessoas com deficiência, como ensino colaborativo, adaptações curriculares, manejo comportamental, além da utilização de recursos lúdicos e jogos.

O objetivo geral foi o de promover um curso de formação continuada a professores, por meio de EAD- Educação à distância, na área de deficiência mental, com enfoque nas práticas educativas inclusivas. “Ao todo cerca de 500 professores das redes públicas estaduais e municipais tiveram participação, sendo que os alunos de Pedagogia da Faculdade de Ciências foram docentes das redes estaduais e municipais de 16 municípios, formando 20 turmas que fizeram o curso por meio da Plataforma Teleduc”, enalteceu Capellini.

Atuaram na elaboração e desenvolvimento do curso docentes dos Departamentos de Educação e de Psicologia e para desenvolver o conteúdo a equipe elaborou um material didático que consiste numa coleção de 12 volumes que foi financiado pelo MEC. “O resultado alcançou 64% de alunos concluintes foram aprovados e em 2009 estamos iniciando uma nova edição do curso para mais 500 professores. O material da primeira edição está sendo revisado a partir da avaliação realizada com os alunos do primeiro curso”, finalizou a coordenadora.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 14- 3103 6081, ou pelo e-mail veracapellini@terra.com.br.

Related posts

64% das empresas de Osasco cumprem a Lei de Cotas para deficientes físicos

Eraldo

Justiça garante novas vans para cadeirantes em RP

Eraldobr

Deficientes físicos x empreendedorismo?

Eraldo

Leave a Comment