São ofertadas turmas para crianças e adolescentes autistas, com síndrome de down, paralisia cerebral, obesas e asmáticas. Através de programas de atividades físicas com exercício específicos, que respeitem possibilidades e limitações dos indivíduos participantes, o Nafad tem uma proposta lúdica, que é a realização das atividades por meio do brincar.
Além de contarem com a estrutura do curso de Educação Física da Uepa, como piscina, salas, brinquedoteca e pista, os alunos também realizarão passeios pela cidade, em atividades fora do campus.
“As crianças com necessidades especiais quase não têm oportunidades de praticar alguma atividade física que seja apropriada as suas possibilidades, e como raramente têm acesso a programas específicos, acabam desistindo e tornando-se sedentárias, ou recorrendo apenas a atendimentos médicos”, disse Simone de La-Roque, coordenadora do projeto.
Ela informou também que “através das ações do Nafad, essas crianças recebem um atendimento adequado para a aquisição do bom condicionamento físico, melhorando assim de forma geral sua qualidade de vida, e respeitando suas limitações”. Simone de La-Rocque é mestra em motricidade humana, com ênfase na área da inclusão educacional.
O núcleo conta com o apoio voluntário de alunos e professores dos cursos de educação física, fisoterapia e terapia ocupacional da Uepa. A matricula e rematrícula são realizadas no próprio Nafad, sendo necessário para a inscrição a certidão de nascimento da criança, 2 fotos 3×4 e comprovante de residência. As atividades iniciam no dia 16 de março.