A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), por intermédio da coordenação do Programa Especial para Graduação de Professores (PGP), abre oficialmente, na tarde desta sexta-feira (13), a partir das 13h, no auditório do campus de Santana do Ipanema, a primeira edição do Seminário de Educação Inclusiva.
Na programação do evento contém uma série de atividades, incluindo a realização de palestra que será proferida pela professora-doutora Neiza de Lourdes Frederico Fumes, do Centro de Educação (Cedu/Ufal).
Ainda como parte da programação, a professora Lidiane Ramos da Silva, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Palmeira dos Índios, abordará o tema: “A acessibilidade no município de Arapiraca”.
Segundo revela a coordenadora do pólo do PGP da Uneal em Santana do Ipanema, professora Maria Cledilma Ferreira, o seminário prosseguirá até sábado (14), sendo destinado para educadores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas das redes pública e particular de ensino.
“A realização do seminário surgiu após relato de experiências vivenciadas pelos alunos do curso de Pedagogia da turma C do programa de graduação”, esclareceu Maria Cledilma.
Ela adiantou que, no primeiro dia de atividades, o seminário ainda prevê a realização de debates com os participantes do evento, além da apresentação de painel sobre inclusão social e os portadores de deficiência.
No sábado (14), as atividades recomeçam a partir das 8h30, com a realização de oficina acerca das dificuldades da aprendizagem e o uso de instrumentos lúdicos na promoção do conhecimento.
A coordenação dos trabalhos ficará a cargo da professora Aparecida Teixeira Brioso, que leciona no campus da Uneal em Palmeira dos Índios e na Ceape, no município de Paulo Afonso, no interior da Bahia.