Quatro paraatletas alagoanos seguem esta semana para São Paulo, de onde sembarcam para Macau, região administrativa da República Popular da China, onde juntamente com a Seleção Brasileiro Paraolímpica passam a viver a fase de aclimatação para os Jogos Paraolímpicos de Pequim, que acontecem entre os dias 6 e 17 de setembro.
Referência no paraatletismo brasileiro, os atletas alagoanos que participarão da segunda maior competição esportiva do mundo são Yohansson Ferreira, Roseane dos Santos e Jonathan de Souza, todos da equipe 3IN, e Sônia Gouveia, da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal. A técnica Walkíria Campelo, também alagoana, segue com o grupo, já que integra a Comissão Técnica do Comitê Paraolímpico Brasileiros – CPB.
Os alagoanos embarcam nesta terça-feira para São Paulo, de onde seguem para Macau na quarta-feira com a delegação formada por paraatletas de atletismo e natação. Em Macau eles ficarão entre os dias 22 e 30 de agosto, quando embarcam para Pequim para seqüenciar a fase de preparação para os jogos.
A fase de aclimatação é extremamente importante na ambientação dos atletas com o clima e fuso horário, já bem próximos aos de Pequim, pois são 11 horas de fuso entre Brasil e China. “Se pensarmos que a cada dia o atleta recupera no mínimo uma hora, em onze dias a delegação estará ambientada. As melhores delegações olímpicas e paraolímpicas do mundo utilizam a estrutura da cidade com este objetivo”, afirma Gustavo Abrantes, coordenador técnico da natação.
Ansiedade
A técnica Walquíria Campelo revelou que o grupo que treina sob o seu comando viver a ansiedade da viagem, mas preparadíssimo para os jogos. “Tivemos um período muito bom de treinamento e todos estão vivendo um momento ideal para enfrentar a competição. Todos os três da 3II, inclusive, já têm experiência internacional”, explicou. Ela destaca Rosinha, que é pernambucana e compete por Alagoas, como a mais experiente. “Ela já participou de duas Paraolimpíadas, as realizadas em Sidney e Atenas”, afirmou.
Walquíria, que já trabalhou para a Adefal, também integra a equipe 3IN, juntamente com Yohansson, Rosinha e Jônatan. Além dos alagoanos, equipe paulista envia para Pequim o paraatleta André Oliveira. “Recebemos todo apoio possível da direção da 3IN, na pessoa da presidente Bárbara Magalhães, que dá a assistência necessária para que realizemos um trabalho vitorioso”, enfatizou Valkíria.
Sônia
Atleta da Adefal, Sônia Gouveia, 49 anos, categoria F53 em lançamento de discos e dardo e arremesso de peso, vai disputar sua segunda paraolimpíada. Na bagagem, além da sua bíblia, companheira inseparável de viagem, a atleta leva a esperança de milhares de brasileiros e em especial do povo alagoano.
Modesta, Sônia Gouveia vê sua convocação já como uma grande conquista. “Chegar a Pequim é mais que uma vitória é uma realização, vou buscar o melhor, mas sei que está lá já representa muito para nós paraatletas, que temos que superar grandes desafios”, falou Sônia.