MT DO SUL

Alagoanos embarcam nesta semana para a fase se aclimatação em Macau

http://www.alemtemporeal.com.br/_INC/thumbs.php?src=_EDITORIAS/esportes/3114_img_chamada.jpg&wmax=200&hmax=400&cut=false Quatro paraatletas alagoanos seguem esta semana para São Paulo, de onde sembarcam para Macau, região administrativa da República Popular da China, onde juntamente com a Seleção Brasileiro Paraolímpica passam a viver a fase de aclimatação para os Jogos Paraolímpicos de Pequim, que acontecem entre os dias 6 e 17 de setembro.

Referência no paraatletismo brasileiro, os atletas alagoanos que participarão da segunda maior competição esportiva do mundo são Yohansson Ferreira, Roseane dos Santos e Jonathan de Souza, todos da equipe 3IN, e Sônia Gouveia, da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal. A técnica Walkíria Campelo, também alagoana, segue com o grupo, já que integra a Comissão Técnica do Comitê Paraolímpico Brasileiros – CPB.

Os alagoanos embarcam nesta terça-feira para São Paulo, de onde seguem para Macau na quarta-feira com a delegação formada por paraatletas de atletismo e natação. Em Macau eles ficarão entre os dias 22 e 30 de agosto, quando embarcam para Pequim para seqüenciar a fase de preparação para os jogos.

A fase de aclimatação é extremamente importante na ambientação dos atletas com o clima e fuso horário, já bem próximos aos de Pequim, pois são 11 horas de fuso entre Brasil e China. “Se pensarmos que a cada dia o atleta recupera no mínimo uma hora, em onze dias a delegação estará ambientada. As melhores delegações olímpicas e paraolímpicas do mundo utilizam a estrutura da cidade com este objetivo”, afirma Gustavo Abrantes, coordenador técnico da natação.

 

Ansiedade

 

A técnica Walquíria Campelo revelou que o grupo que treina sob o seu comando viver a ansiedade da viagem, mas preparadíssimo para os jogos. “Tivemos um período muito bom de treinamento e todos estão vivendo um momento ideal para enfrentar a competição. Todos os três da 3II, inclusive, já têm experiência internacional”, explicou. Ela destaca Rosinha, que é pernambucana e compete por Alagoas, como a mais experiente. “Ela já participou de duas Paraolimpíadas, as realizadas em Sidney e Atenas”, afirmou.

Walquíria, que já trabalhou para a Adefal, também integra a equipe 3IN, juntamente com Yohansson, Rosinha e Jônatan. Além dos alagoanos, equipe paulista envia para Pequim o paraatleta André Oliveira. “Recebemos todo apoio possível da direção da 3IN, na pessoa da presidente Bárbara Magalhães, que dá a assistência necessária para que realizemos um trabalho vitorioso”, enfatizou Valkíria.

 

Sônia  

 

Atleta da Adefal, Sônia Gouveia, 49 anos, categoria F53 em lançamento de discos e dardo e arremesso de peso, vai disputar sua segunda paraolimpíada. Na bagagem, além da sua bíblia, companheira inseparável de viagem, a atleta leva a esperança de milhares de brasileiros e em especial do povo alagoano.

Modesta, Sônia Gouveia vê sua convocação já como uma grande conquista. “Chegar a Pequim é mais que uma vitória é uma realização, vou buscar o melhor, mas sei que está lá já representa muito para nós paraatletas, que temos que superar grandes desafios”, falou Sônia.

Related posts

Dourados recebe 7ª Copa de Basquete Sobre Rodas

Eraldo

Uneal promove seminário de Educação Inclusiva

Eraldobr

O BOLETIM ALAGOAS INCLUSIVA FAZ UM ANO!!!

Eraldobr

Leave a Comment