MT DO SUL

Semana da Acessibilidade movimenta Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), iniciou na última terça-feira (8), a Semana da Acessibilidade. A abertura do evento foi marcada pela sensibilização dos agentes de trânsito na orientação aos condutores de veículos. De acordo com o vereador Daniel Rocha, um dos principais defensores das causas dos deficientes físicos em Arapiraca e idealizador do projeto, a sensibilização junto aos agentes de trânsito visa fazer com que carros e deficientes andem em clima de sintonia. “Muitos motoristas, as vezes sem conhecimento de causa, acabam estacionando seus veículos em locais impróprios, obstruindo as rampas de acesso dos cadeirantes, por exemplo”, frisou o vereador Daniel Rocha.

Na quarta-feira (9), a programação reservou uma caminhada pelas principais ruas do centro da cidade, levando mais de 300 portadores de deficiência a chamar atenção da população para a consciência de igualdade para todos. A caminhada começou por volta das 10 horas na Praça Marques da Silva e contou com a participação dos secretários Josenildo Souza (Limpeza e Iluminação Pública), Caroline Albuquerque (Seduh), os vereadores Daniel Rocha e Tarcizo Freire, funcionários públicos e da sociedade em geral, pois por onde passava a caminhada ganhava mais adeptos.

Além das personalidades, cadeirantes, deficientes visuais, pessoas com má formação, pacientes do Centro de Medicina Física e Reabilitação (Cemfra), da Pestalozzi e familiares de pessoas com necessidades especiais foram as ruas mostrar para a sociedade as deficiências e limitações destes grupos, inclusive dando a oportunidade para que uma pessoa em normais condições físicas possa sentir, na prática, algumas das dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência.

Na quinta-feira (10) foi realizada, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), uma palestra de sensibilização sobre as Leis e procedimentos que tratam do tema. Participaram da palestra o presidente da Associação dos Deficientes, Adriano Targino, o vereador Daniel Rocha e o diretor do Cemfra, Marcos Pontes, além de diretores do CDL e representantes do comércio.
Durante o encontro foram abordadas a Lei Federal e as regras estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT e que tratam da acessibilidade. Na oportunidade foram apresentadas cenas do cotidiano do comércio local, registradas em fotos, e que demonstram os erros cometidos por estabelecimentos comerciais, bancários, residências e até mesmo órgãos municipais no que se refere às garantias de acesso aos portadores de necessidades especiais.

Na seqüência foram debatidas alternativas de adaptação e de sensibilização de comerciantes para a adequação às Leis que tratam do tema. “A legislação existe e precisa ser cumprida. Mas se trata muito mais de uma conscientização da população sobre o direito de acesso que é de todos”, comentou a Secretária Caroline Albuquerque.
Finalizando as atividades, no dia 11 pela manhã, houve um seminário no auditório do Sebrae. No período da tarde, foram realizados eventos esportivos no Lago da Perucaba. O encerramento se deu em grande estilo, à noite, com apresentações artísticas no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves.

Related posts

CG deverá empossar professora deficiente visual, decide juiz

angeloar

Douradenses ganham 24 medalhas no atletismo

Eraldobr

Guia Alagoas Inclusiva

Eraldobr

Leave a Comment