SANTA CATARINA

Educação Especial e Inclusa crescem em Mato Grosso do Sul

Com o movimento da educação para todos e a política da inclusão, todas as pessoas tem o direito de estar na escola, independente de sua ideologia, opção sexual, religiosa, classe social, etnia ou deficiência e a escola deve se preparar para recebê-los. Segundo o Censo 2008 o número de alunos com necessidades especiais incluídos em classe comum aumentou em 30,5%.

Atualmente temos 1.358 alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação, matriculados no ensino regular incluídos em classe comum. A Secretaria de Estado de Educação, segue as deliberações emanadas do Conselho Estadual de Educação que indica a questão do quantitativo de alunos em sala de aula, além das resoluções desta Secretaria que orientam as Escolas Estaduais.

Projetos da Coordenadoria de Educação Especial

Distribuição de mobiliário adaptado para alunos com paralisia cerebral;
Acessibilidade nas escolas como rampas, banheiros adaptados, piso tátil, bebedouros, entre outros;
Atendimento educacional especializado de brinquedoteca, sala de recursos para deficiente intelectual, visual, auditivo, multifuncional, enriquecimento curricular;
Projeto de educação profissional/ inserção no mercado de trabalho para alunos com deficiências acima de 16 anos;
Núcleos de Educação Especial – com profissionais que fazem avaliação, encaminhamento e acompanhamento aos alunos e orientação aos professores desses alunos, em todos os municípios;
Curso de Libras realizado em parceria com 50 municípios para a comunidade, família, professores e alunos surdos;
Professor itinerante em classe comum para alunos com paralisia cerebral e domiciliar para alunos que estão impossibilitados de freqüentarem a escola por motivo de doença a partir de 30 dias.
Classe hospitalar em 5 hospitais do Estado para atender os alunos que ficam internados;
Intérpretes para os alunos surdos matriculados;
Guia – intérprete para os alunos surdocegos;
Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação: realiza avaliação, identificação do alunos com altas habilidades/superdotação, bem como acompanhamento a família, aluno e escola.
Centro de Apoio ao deficiente visual – CAP/DV: realiza acompanhamento aos alunos com deficiência visual, orientação e cursos nas escolas, adaptação de materiais para baixa visão e transcrição de livros em Braille para alunos cegos;
Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento as Pessoas com Surdez-CAS: desenvolve a política de educação para surdoz, promove a formação continuada em LIBRAS aos profissionais e alunos surdos, orienta a família e a comunidade;
Centro Estadual de Atendimento a Diversidade- CEAD: oferece atendimento aos alunos com necessidades especiais matriculados na Rede Estadual.
Formação Continuada em Educação Especial para professores que atuam com alunos com deficiência.
Alguns projetos são realizados em parceria com o Governo Federal e municípios.

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