O secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, destacou ser importante a oficina para capacitar os colaboradores da SMS. “Essa é uma das formas encontradas por nossa equipe para ampliar a assistência para a pessoa deficiente e seus cuidadores”, disse Francisco Lins.
Ainda de acordo com Francisco Lins, a realização de debates, seminários, grupos de trabalho e projetos sobre processos de inclusão e reabilitação da pessoa com deficiência tem contribuído para um processo gradativo de mudanças positivas, que necessitam da participação dos profissionais, população e setores articulados da saúde.
Durante o encontro, os participantes esclareceram diversos pontos para ajudar na reabilitação da pessoa com deficiência e que, automaticamente, contribuirá para sua inclusão social, bem como na prevenção de agravos que determinam o aparecimento da deficiência.
Para a coordenadora do PAPD, Grayce Tenório, o momento é de grande valia para promover a qualidade de vida das pessoas com deficiência. “Assistir integralmente a saúde das pessoas com deficiência é uma das formas primordiais que destacamos nos nossos trabalhos. Nosso pensamento é levar o melhor para essas pessoas que precisam de ajuda”, lembrou Grayce.
No dia 17 de dezembro, no auditório do PAM Salgadinho, será encerrada outra turma que vem realizando a oficina sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência.
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
É considerada pessoa portadora de deficiência física toda aquela que possui alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do seu corpo, que possa comprometer sua função física.
A disfunção pode se apresentar sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções. Esse conceito foi definido com base no decreto federal 3298, de 1999.