26.5 C
Brasília
03/04/2025
PARANÁ

Câmara lança legislação em áudio e livro digital acessível

Em comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Câmara vai lançar nesta quarta-feira (3) a Constituição e outras leis em áudio (formato mp3) e no formato livro digital acessível (Lida). O evento será realizado às 10 horas no Espaço do Servidor (anexo 2).

O público vai receber CDs com a Constituição, o Código de Defesa do Consumidor, a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Legislação Brasileira de Proteção à Pessoa Portadora de Deficiência. O conteúdo também poderá ser baixado por meio do Portal da Câmara.

No mesmo evento, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, vai assinar contrato com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (Apae-DF) que prevê a prestação de serviços de higienização de livros e documentos por pessoas com deficiência, na biblioteca do Centro de Documentação e Informação. Também participarão da cerimônia o primeiro-secretário da Câmara, deputado Osmar Serraglio, e o presidente da Federação Nacional das Apaes, deputado Eduardo Barbosa.

O evento contará também com a apresentação musical dos alunos da Escola Classe 410 Sul, de Brasília, exposição de quadros táteis da artista plástica Cristina Portella e dos trabalhos de fotógrafos com deficiência visual, coordenados pelo fotógrafo e professor Humberto Lemos. As exposições poderão ser visitadas até 11 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, no Espaço do Servidor e no corredor de acesso ao Plenário.

Acessibilidade
A Câmara dos Deputados tem realizado diversas adaptações para atender às necessidades das pessoas com deficiência, eliminando barreiras arquitetônicas e de comunicação, além de capacitar funcionários que atuam no atendimento ao público. Entre as ações já realizadas, destacam-se:
– adaptação e sinalização de banheiros e plenários;
– rebaixamento de meios-fios;
– aquisição e instalação de equipamentos, incluindo plataforma elevatória, impressora braille, cadeiras de rodas e triciclos motorizados para visitantes;
– reserva de vagas nos estacionamentos;
– palestras e cursos de capacitação e sensibilização;
– adaptação das páginas do Portal da Câmara na Internet;
– contratação de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para eventos;
– aquisição e instalação da maquete tátil do Congresso Nacional para a visitação institucional, no Salão Verde;
– instalação de sinalização visual e em braille;
– disponibilização, na Biblioteca, de exemplar da Constituição Federal em braille, cedido pelo Senado Federal.

Related posts

Decisão inédita destina R$ 10 milhões a crianças e adolescentes com deficiência

angeloar

TCU aponta falhas em benefício para idosos e deficientes

Eraldobr

Grupo de bailarinos com e sem deficiência se apresenta

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais