26.5 C
Brasília
03/04/2025
SÃO PAULO

Professores lutam para inclusão social de alunos com deficiência

A palavra “superação” tem um significado especial para as crianças da Adefu (Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba). A reportagem do JORNAL DE UBERABA traz hoje a primeira parte da matéria sobre os pequeninos da Adefu, que mostram que as barreiras impostas por uma deficiência não são capazes de impedir o pleno desenvolvimento físico e intelectual de alguém.
A Adefu, localizada no bairro Uberaba I, tem se esforçado para realizar um trabalho de inclusão social com crianças portadoras de deficiência. A professora e fisioterapeuta Helisânea Tosta Gomes ressalta a importância de se fazer um trabalho de preparação dos pequenos para que eles possam ingressar nas escolas regulares. “Eles são como as outras crianças. A diferença é apenas a dificuldade motora”, afirma.
As dificuldades das crianças da Adefu nem sempre estão diretamente ligadas à parte motora. Na avaliação da professora Helisânea, existe uma preocupação exagerada com a reabilitação por parte de alguns pais, provocando o atraso no desenvolvimento da criança. “Existem familiares que têm vergonha da criança e a excluem dos ambientes sociais, entre eles, festas, locais públicos e até a escola. Aqui na Adefu a gente trabalha para conciliar a fisioterapia, a fonoaudiologia, a psicologia e o ensino de forma multidisciplinar, priorizando sempre o desenvolvimento total da criança”, ressalta. A coordenadora de ensino da Adefu, Andréa Maria Rosa, enfatiza que o objetivo da entidade é preparar as crianças para o ensino regular. “Elas são tão capazes quanto as outras crianças sem problemas motores”, afirma.

Related posts

LEI DE COTAS COMPLETA 21 ANOS E MOSTRA QUE INCLUSÃO É POSSÍVEL

Eraldobr

Isenção de PIS e Cofins para deficientes deve virar lei

angeloar

Momento de igualdade com a divulgação nas mídias

Eraldobr

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais