O governador de São Paulo, José Serra, assinou um decreto nesta quinta-feira (25) para que as construções da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) passem a visar também o acesso de deficientes físicos.
As habitações passaram a ser acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas características.Nas casas projetadas pela CDHU, as cozinhas e banheiros deverão ter espaço para facilitar a movimentação de cadeiras de rodas; as portas passarão a ter 90 centímetros de largura; pontos de tomadas e interruptores serão instalados em alturas adequadas para todos os usuários e campainhas terão sinais sonoros e luminosos. Nos projetos de urbanização serão definidas rampas de acesso, pisos antiderrapantes, barras de proteção e guias rebaixadas para travessia de ruas.
Desenho Universal
O Desenho Universal é uma forma de conceber espaços e produtos arquitetônicos (casas, apartamentos) e urbanísticos (sistemas de acesso, rampas, sinalizações, equipamentos), que atendam ao maior número possível de usuários como crianças, idosos e pessoas com restrições – físico-motoras, sensoriais, cognitivas – temporárias ou permanentes.
São Paulo é pioneira na adoção deste sistema.