RIO – A partir do dia 16 de outubro, os ônibus urbanos terão que estar equipados com uma plataforma elevatória para pessoas portadoras de necessidades especiais. Até 2014, por determinação do governo do estado, todos os ônibus intermunicipais devem estar adaptados para portadores de deficiência. A notícia foi comentada pelo coordenador técnico do Detro, Sérgio Figueiró, na manhã desta segunda-feira.
Segundo o presidente do Detro, no primeiro momento, somente os ônibus novos serão adaptados. O governador Sérgio Cabral pediu ao Detro que fizesse um exame de toda a legislação federal já existente para elaborar uma norma especificando o prazo de procedimento para o cumprimento dessas medidas por parte das empresas de ônibus do Estado.
Segundo o coordenador, até o ano de 2014, será dado o prazo para que toda a frota, incluindo os veículos usados e registrados, possa ser substituída na medida em que sua vida útil se esgote. Figueiró ainda revelou que a renovação da frota se dá gradativamente por um número pequeno de veículos em todos os meses.
De acordo com Sérgio Figueiró, nos ônibus urbanos será usada plataforma elevatória. Nos ônibus rodoviários já estão sendo desenvolvidas cadeiras de transbordo. Os terminais rodoviários também receberão rampas de acesso e terão que oferecer as cadeiras de transbordos.
O Detro, antes dessa ação, tinha adotado apenas um percentual de 10% de veículos adaptados para as novas linhas da Baixada Fluminense-Barra da Tijuca.
Para qualquer dúvida ou reclamação, basta ligar para o serviço de ouvidoria do Detro(21) 2299-2599.