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Educadores discutem inclusão durante Semana da Pessoa com Deficiência

Educadores da rede pública municipal e acadêmicos das faculdades de Pedagogia de Cuiabá participam na próxima semana de momentos formativos para o atendimento ao aluno com deficiência. A abertura dos estudos será realizada na segunda-feira (25-08) no Hotel Fazenda Mato Grosso, às 8h, com um público estimado em 300 participantes. Os cursos e palestras serão promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME), entre os dias 25 e 29 de agosto, período em que se comemora a Semana da pessoa com deficiência.

No primeiro dia de programação, haverá um debate coordenado pela diretora de Políticas Educacionais (Dipe/SME), Julieta Nunes Domingues, com alunos de sete faculdades da Capital, logo após abertura do evento, às 8h30. O tema abordado será a formação do professor na perspectiva da Educação Inclusiva.

Na quarta-feira (27-08), das 8h às 12h, no auditório Maestro China, na SME, os profissionais que atendem alunos com deficiência nas creches e escolas irão dialogar sobre o seu trabalho nas unidades de ensino.

Professores intérpretes e representantes das equipes gestoras das unidades escolares também participam de um debate na quinta-feira (28-08), das 8h às 12h, com a presidente da Associação dos Profissionais Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (APIL), Simone Márcia Pardinho, e com a coordenadora do Programa Senai de Ações Inclusivas, Denise Torres Molina.

Na rede municipal de ensino de Cuiabá, o atendimento especializado é apoiado com o projeto Inclusão em Evidência. Por meio deste projeto, a SME busca assegurar a educação inclusiva, o acesso e permanência dos alunos nas escolas e creches municipais.

Atualmente estão matriculadas 475 crianças com necessidades educacionais especiais na rede pública municipal. Para atendê-las, a SME mantém 15 salas multifuncionais, 33 professores especializados e 25 professores intérpretes. “Em função das necessidades educativas que algumas crianças apresentam, temos mais de um profissional para atendê-las diretamente”, explicou a diretora de Políticas Educacionais da SME, Julieta Nunes Domingues.

Salas multifuncionais – Estes espaços educativos são subsidiados com recursos e serviços que contribuem com as habilidades funcionais de alunos com deficiência, como superdotação ou transtornos invasivos do desenvolvimento.

Realizado no contra-turno das aulas regulares, o atendimento especializado nas salas multifuncionais é apoiado com recursos como sistema de libras, braille, soroban, além do apoio de professores intérpretes. Para os alunos com deficiência múltipla, é empregada a orientação postural, a comunicação alternativa e aumentativa, que torna as informações mais acessíveis, ao empregar gestos, língua de sinais, expressões faciais ou símbolos pictográficos.

Para aqueles com deficiência mental, é trabalhado o desenvolvimento de processos mentais superiores, ao exercitar o raciocínio lógico e a memória, bem como atividades de vida autônoma, que possibilitem ao aluno realizar com mais independência atividades da vida diária.

Aos estudantes com altas habilidades, são empregados programas de enriquecimento curricular, com atividades que permitam avançar em relação aos conteúdos.

As escolas que oferecem atendimento educacional especializado são: Francisval de Brito, Doutor Fábio Firmino Leite, Hélio de Souza Vieira, Jesus Criança, Madre Marta Cerutti, Maria Dimpina, Maria Elazir, Maria Tomich, Nossa Senhora Aparecida, Orlando Nigro, Orzina de Amorim, Pedrosa de Morais, Raimundo Pombo e as escolas do campo Benedita Xavier e Udney Gonçalves.

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