Construir cinco centros de reabilitação pública para deficientes e pessoas com necessidades especiais foi o compromisso firmado pelo candidato da coligação Unidos pelo Rio (PMDB, PP, PSL e PTB), Eduardo Paes, nesta terça-feira, durante seminário que reuniu várias entidades voltadas para estes segmentos da população. Os centros serão construídos em Santa Cruz, Realengo, Jacarepaguá, Irajá e Ramos.
O mercado de trabalho para as pessoas com deficiência e necessidades especiais é outra preocupação do candidato. Paes afirmou que vai criar incentivos para que as empresas ampliem o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho.
– Intensificar parcerias com o Estado e com o Governo Federal para atender às necessidades das pessoas com deficiência e necessidades especiais é prioridade – disse Paes, acrescentando que “parcerias com universidades públicas e com sistema S (Sebrae, Sesc, Sesi e Senai), por exemplo, irão proporcionar qualificação e capacitação profissional”.
Paes também falou da necessidade urgente de adaptar a frota de ônibus do município para atender ao segmento. Segundo ele, o percentual de veículos adaptados hoje não chega a 1% da frota.
– Em quatro anos espero ter adaptado de 5 a 10% da frota municipal para os portadores de deficiência e necessidades especiais.
O candidato lembrou ainda que 15% da população do Rio possui algum tipo de deficiência.
– Dentro desse universo, um terço, ou seja, 350 mil pessoas, são portadoras de algum tipo de deficiência grave. Adaptar a frota e as ruas da cidade é uma questão de urgência.