Um novo dispositivo, criado a partir de um ímã, pode ajudar deficientes físicos a controlar, com a ponta da língua, um computador ou até mesmo a própria cadeira de rodas. Do tamanho de um grão de arroz, o ímã permite que as pessoas façam o movimento de um cursor ou de um controle remoto.
Segundo os pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia (Estados Unidos), o dispositivo pode ser facilmente instalado embaixo da língua. “Nós escolhemos a língua para operar o sistema porque, ao contrário das mãos ou dos pés – que são controlados pelo cérebro através da medula espinhal – a língua está diretamente ligada ao cérebro por um nervo craniano. E esse nervo geralmente escapa de danos na medula espinhal, ferimentos graves ou doenças neuromusculares”, disse um dos cientistas que desenvolveram o mecanismo, Maysam Ghovanloo, segundo a Reuters.
De acordo com os pesquisadores, os movimentos da língua também são rápidos e não exigem muita reflexão, concentração ou esforço. Para funcionar, é necessário um fone de ouvido com sensores para detectar o campo magnético da língua e transmitir sinais wireless a um computador portátil, que pode ser carregado pelo usuário ou estar instalado na cadeira de rodas.
“Este dispositivo pode revolucionar o campo de tecnologias médicas. Ele ajuda pessoas com deficiências graves e pode fazer com que elas voltem a ter uma vida ativa, independente e produtiva”, afirmou Ghovanloo.
O experimento foi apresentado em um encontro na Sociedade de Engenharia e Tecnologia Médica dos Estados Unidos. Para os pesquisadores, em um estágio avançado do mecanismo, o usuário poderia, por exemplo, treinar o sistema para que cada dente fosse uma tecla de computador.