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Atitudes simples podem fazer a diferença

Quase 10% da população do Ceará é composta por idosos, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que apresenta os dados de 2006. Com a população chegando, em 2007, a 8.185.286, estima-se que mais de 800 mil idosos vivam no Estado. E a tendência é que a população continue envelhecendo.

De acordo com a coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia da Universidade de Fortaleza, Elcyana Bezerra, as pessoas devem pensar nisso antes de negligenciar os direitos dos idosos. “O motorista do ônibus, por exemplo, deve pensar que um dia vai envelhecer e tudo que faz com os outros pode acontecer consigo ou com seus familiares”, comenta.

A gerontologista lembra que atitudes simples podem facilitar muito a vida das pessoas da terceira idade. Aos motoristas dos transportes coletivos, ela diz que, dispensar atenção ao idoso já pode fazer diferença, pedindo sempre a identificação com gentileza. Além disso, a especialista recomenda que os motoristas reduzam a velocidade dos ônibus quando avistarem um idoso na parada a fim de facilitar a identificação do veículo.

Ao parar o veículo para a subida do usuário mais velho, o ideal é que o faça em local que facilite o embarque e desembarque. A movimentação do veículo, conforme Elcyana, só deveria ser feita após o idoso estar sentado. Garantir que o assento preferencial esteja sempre disponível também pode ser atitude do motorista.

Para os usuários mais jovens, a especialista pede que auxiliem os idosos na identificação destino e itinerários dos veículos. Além disso, é preciso se conscientizar e deixar livre o assento preferencial. Quando necessário, lembra a professora, o usuário deve ceder seu assento ao idoso.

Para complementar as atitudes positivas dos funcionários das empresas de ônibus e população, o idoso deve somente posiciona-se adequadamente nas paradas, de modo a ser facilmente identificado. Manter o documento à mão no momento do embarque e desembarque é uma forma de ajudar a garantir a gratuidade. Elcyana diz, ainda, que caso o assento preferencial esteja ocupado o idoso não deve se intimidar, mas exigir seu direito de sentar.

Etufor

A Etufor afirma que, para ajudar os idosos e demais pessoas com prioridade de atendimento garantida por lei, 200 fiscais da empresa, que também controlam horários dos ônibus, ficam distribuídos nos terminais ao longo do dia, variando a quantidade por local, dependendo da demanda. Com a frota de uma média de 1.630 ônibus, apenas 21 são adaptados com elevador para deficientes físicos. No entanto, conforme a Etufor, o Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) prevê a aquisição de mais 200 veículos adaptados.

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