A Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (Abludef), comemorou nesta sexta-feira, dia 31, o primeiro ano do transporte Blufácil.
O ônibus Blufácil é um transporte diferenciado para pessoas com deficiência severa, ou seja, pessoas com dificuldades de locomoção, que são encaminhadas pela Abludef, para acessarem o direito à saúde, educação, mercado de trabalho.
{accesstext mode=”level” level=”registered”}
PARA CONTINUAR LENDO A MENSAGEM REGISTRE-SE OU ENTRE NA SUA CONTA.|| De acordo com a presidente da Abludef, Maria Helena Mabba, os associados da instituição aprovaram a iniciativa. “Fizemos um questionário com cinco perguntas para os usuários do Blufácil e foram unânimes na aprovação do transporte neste primeiro ano”, explica. “Ao todo temos 70 pessoas cadastradas, sendo que no momento 20 estão utilizando o serviço, que atualmente é destinado a pessoas em tratamento de fisioterapia”, diz.
O cadastramento é feito na Abludef. A pessoa recebe uma ficha de avaliação médica, depois de preenchida entrega a ficha à entidade e os profissionais providenciam um parecer social, e a ficha de atividade do usuário. O Seterb faz o roteiro. Vale lembrar que o Blufácil não é da Abludef, é um transporte do município. “O ônibus busca na porta da casa do usuário, leva ao destino e busca na hora agendada, levando-o até a sua residência com total conforto, agilidade e respeito”, explica Maria Helena.
A presidente enfatiza que o Blufácil trouxe mais facilidade e tranquilidade ao usuário. “Os nossos associados que são beneficiados com o sistema destacam que houve melhora na qualidade de vida, além de chegar mais cedo e com mais conforto em casa, são bem atendidos pelos motoristas e se sentem mais confiantes para sair de casa e certos que chegarão ao destino desejado no horário certo e sem atrasos, sempre com segurança”, conta. “Sem dúvidas, sentem-se mais valorizados e incluídos no transporte público”, diz.
Maria Helena destaca que o trabalho não pode parar e há necessidade de mais ônibus para atender principalmente ao público cadeirante, que ainda não tem acesso ao transporte público e de qualidade. “O Blufácil provou até o momento que dá certo e que é uma iniciativa que veio para ficar. Mas ainda precisamos de mais ônibus adaptados em Blumenau, para atender todos que necessitam”, conclui.
A Abludef é entidade não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 28 de maio de 1988, em Blumenau, por um grupo de pessoas portadoras de deficiência física.
Sua missão é possibilitar, promover e articular ações, em conjunto com o poder público e comunidade, que visem oportunizar o desenvolvimento da autonomia, a reabilitação e a inclusão social, assim como de combate à discriminação e preconceito das pessoas portadoras de deficiência física, residentes em Blumenau e região; buscando garantir os seus direitos humanos e de cidadania assegurados na Constituição Federal e leis específicas de proteção e de acesso às políticas públicas.
Fale com a Folhablu
MSN: msn@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br
Abludef comemora primeiro ano do Blufácil
{/accesstext}