ACRE

Abludef comemora primeiro ano do Blufácil

http://www.folhablu.com.br/jornal/Bluf%C3%A1cil.jpgA Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (Abludef), comemorou nesta sexta-feira, dia 31, o primeiro ano do transporte Blufácil.
O ônibus Blufácil é um transporte diferenciado para pessoas com deficiência severa, ou seja, pessoas com dificuldades de locomoção, que são encaminhadas pela Abludef, para acessarem o direito à saúde, educação, mercado de trabalho.
{accesstext mode=”level” level=”registered”}
PARA CONTINUAR LENDO A MENSAGEM REGISTRE-SE OU ENTRE NA SUA CONTA.|| De acordo com a presidente da Abludef, Maria Helena Mabba, os associados da instituição aprovaram a iniciativa. “Fizemos um questionário com cinco perguntas para os usuários do Blufácil e foram unânimes na aprovação do transporte neste primeiro ano”, explica. “Ao todo temos 70 pessoas cadastradas, sendo que no momento 20 estão utilizando o serviço, que atualmente é destinado a pessoas em tratamento de fisioterapia”, diz.

O cadastramento é feito na Abludef. A pessoa recebe uma ficha de avaliação médica, depois de preenchida entrega a ficha à entidade e os profissionais providenciam um parecer social, e a ficha de atividade do usuário. O Seterb faz o roteiro. Vale lembrar que o Blufácil não é da Abludef, é um transporte do município. “O ônibus busca na porta da casa do usuário, leva ao destino e busca na hora agendada, levando-o até a sua residência com total conforto, agilidade e respeito”, explica Maria Helena.
A presidente enfatiza que o Blufácil trouxe mais facilidade e tranquilidade ao usuário. “Os nossos associados que são beneficiados com o sistema destacam que houve melhora na qualidade de vida, além de chegar mais cedo e com mais conforto em casa, são bem atendidos pelos motoristas e se sentem mais confiantes para sair de casa e certos que chegarão ao destino desejado no horário certo e sem atrasos, sempre com segurança”, conta. “Sem dúvidas, sentem-se mais valorizados e incluídos no transporte público”, diz.
Maria Helena destaca que o trabalho não pode parar e há necessidade de mais ônibus para atender principalmente ao público cadeirante, que ainda não tem acesso ao transporte público e de qualidade. “O Blufácil provou até o momento que dá certo e que é uma iniciativa que veio para ficar. Mas ainda precisamos de mais ônibus adaptados em Blumenau, para atender todos que necessitam”, conclui.
A Abludef é entidade não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 28 de maio de 1988, em Blumenau, por um grupo de pessoas portadoras de deficiência física.
Sua missão é possibilitar, promover e articular ações, em conjunto com o poder público e comunidade, que visem oportunizar o desenvolvimento da autonomia, a reabilitação e a inclusão social, assim como de combate à discriminação e preconceito das pessoas portadoras de deficiência física, residentes em Blumenau e região; buscando garantir os seus direitos humanos e de cidadania assegurados na Constituição Federal e leis específicas de proteção e de acesso às políticas públicas.

Fale com a Folhablu
MSN: msn@folhablu.com.br
Skype: skype@folhablu.com.br
 {/accesstext}

Related posts

CJF revoga regras sobre vagas para deficientes

angeloar

Todos os portadores de deficiência poderão ter isenção de IPI na compra de veículos

Eraldobr

Projeto de Akira sobre visão monocular agora é lei

Eraldobr

Leave a Comment